Rio de Janeiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moradores da Ilha de Paquetá (RJ) realizam ato contra o fechamento de agência bancária

Manifestação é organizada pela Associação de Moradores de Paquetá e Federa-RJ; agência do Itaú é a única da ilha

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O banco Itaú anunciou que encerrará as atividades no bairro - Foto: Reprodução

*Atualizado em 18/05/23 às 18h20.

Além do frequente problema com o transporte aquaviário, os moradores da Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, enfrentam a possibilidade de fechamento da única agência bancária da ilha. O Itaú anunciou que encerrará as atividades no bairro. 

Diante do impacto que a medida pode causar, a Associação de Moradores de Paquetá (MORENA), o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e a Federação das Trabalhadoras e dos Trabalhadores no Ramo Financeiro do Rio de Janeiro (Federa-RJ) convocaram um ato contra o fechamento da unidade. A manifestação ocorrerá em frente à agência do banco Itaú, localizada na esquina da Rua Furkim Werneck com a Rua Pinheiro Freire, às 10h, na sexta-feira (5). 

“Também ficou decidida a realização de uma pesquisa de opinião junto aos moradores. O objetivo é medir o tamanho do prejuízo que o fechamento da única agência bancária de Paquetá vai causar aos moradores e utilizar os dados estatísticos junto à imprensa e redes sociais”, diz o comunicado da MORENA nas redes sociais.

Leia mais: Nota baixa: principais bancos em operação no Brasil ficam devendo em sustentabilidade

Para o presidente do Sindicato dos Bancários Rio, José Ferreira, o caso de Paquetá é simbólico da estratégia do Itaú.

"Isso tem ocorrido em vários bairros, o banco fecha agências sem levar em conta a realidade da população. A decisão sobre Paquetá revela a perversidade dos banqueiros. Precisamos reagir", destaca.

A Federa-RJ informou que encaminhou o caso a deputados federais e estaduais. Assim como o Sindicato dos Bancários do Rio, a Federação destacou que o banco Itaú faz “campanhas de responsabilidade social, mas na prática define estratégias sem preocupação com seus funcionários e com a população”.  

“Ao todo Itaú fechará oito agências bancárias, inclusive a única em funcionamento na Ilha de Paquetá. Funcionários serão demitidos ou remanejados, sem contar que a população vai ficar sem acesso ao serviço bancário fundamental no dia a dia”, alertou Adriana Nalesso, presidenta da Federa-RJ. 

O Brasil de Fato procurou o banco Itaú. A empresa informou que "reavaliou a situação na Ilha de Paquetá e que manterá seu atendimento na cidade, apoiando o dia a dia das pessoas e da economia local com a qualidade de sempre.”

 

Edição: Jaqueline Deister