Rio de Janeiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Município de Petrópolis (RJ) registra a primeira morte por dengue

A vítima é um homem de 40 anos que veio a óbito no último dia 24; 530 casos da doença já foram contabilizados na cidade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No sábado (2), prefeitura realizará o "Dia D de Combate à Dengue" com ações por toda a cidade - ©Mauro Pimentel / AFP

O município de Petrópolis, na região serrana do estado do Rio, registrou o primeiro óbito por dengue. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente, um homem de 40 anos, chegou em estado grave na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cascatinha e foi transferido para uma unidade de CTI, mas não resistiu e veio a óbito no último dia 24 de fevereiro.

Nesta semana, a prefeitura da cidade decretou Estado de Emergência de Saúde Pública devido ao crescente número de casos suspeitos de dengue. Já foram registrados 530 casos da doença no município até esta sexta-feira (1°). 

O decreto de Estado de Emergência autoriza os agentes de endemias a tomar medidas enérgicas, com o apoio da fiscalização e força policial, para acessar imóveis suspeitos, abandonados ou desabitados. A prefeitura destaca que é essencial a cooperação dos proprietários no processo. “A recusa em permitir a entrada dos agentes será notificada e pode resultar em medidas legais”, informa o município. 

Leia mais: Dengue no Brasil: como combater?

Dia D

No sábado (2), ocorrerá o "Dia D de Combate à Dengue" em Petrópolis. A prefeitura realizará ações de combate ao mosquito e conscientização por toda a cidade das 9h às 17h.

Segundo o município, equipes de diferentes secretarias participarão da campanha, coordenada pelo Comitê de Enfretamento às Arboviroses. Ações como panfletagem, sobrevoo com drone para identificar possíveis criadouros do mosquito e reforço no serviço de recolhimento de pneus em borracharias ou locais de descartes irregulares estão previstas para amanhã.

“A Campanha Todos Juntos Contra a Dengue tem como objetivo sensibilizar a população em relação à necessidade da participação de todos, tanto do poder público quanto da população contra a proliferação do mosquito aedes aegypti, vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Esses é um problema de todos nós, por isso, peço que cada um faça a sua parte, olhando a sua casa e eliminando a água parada”, afirma o prefeito Rubens Bomtempo (PSB).

Edição: Jaqueline Deister