Rio de Janeiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alerta de chuva muito forte permanece em todo o estado do Rio

De acordo com o Cemaden-RJ, há previsão de risco de deslizamento muito alto na Região Serrana

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender sete ocorrências desde a noite de quinta-feira (21); não houve vítimas - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) informou no final da manhã desta sexta-feira (22) que o panorama meteorológico para as próximas horas é de céu encoberto, com chuva moderada a muito forte em todo o estado, a qualquer momento do dia. Segundo o órgão, os ventos estarão predominantemente moderados, com rajadas moderadas a fortes.

A Baixada Litorânea e as regiões Noroeste e Norte devem ter chuvas mais fortes durante o fim de semana. Há previsão de risco de deslizamento muito alto na Região Serrana, com um acumulado de 200 milímetros.

"Dobramos preventivamente o efetivo nas regiões Serrana, Sul, Norte\Noroeste, Baixada Fluminense, Costa Verde e Metropolitana. Nossas equipes especializadas também foram reforçadas. Estamos a postos, prontos para atuar com força total, caso o cenário de risco se confirme", afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Atualmente, a Defesa Civil conta com 202 sirenes em 13 municípios: Petrópolis; Teresópolis; Areal; Bom Jardim; Nova Friburgo; Barra Mansa; Barra do Piraí; Queimados; Cachoeira de Macacu; São Gonçalo; Caxias; São João de Meriti; e Magé. Até o momento, 25 sirenes foram acionadas, em Petrópolis.

Ocorrências e acumulado

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a sete ocorrências desde a noite de quinta-feira (21), sendo a maioria cortes de árvores, sem vítimas.

Segundo o monitoramento da Defesa Civil, os municípios em estágio de alerta moderado para deslizamento são Angra dos Reis, Areal e Petrópolis.

Já para inundações e alagamentos, são Angra dos Reis, Belford Roxo e Cachoeiras de Macacu.

Riscos

O Cemaden-RJ informa que há risco muito alto de deslizamento nos municípios de Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Rio de Janeiro, Niterói, Queimados e Seropédica.

Já os municípios de Magé, Maricá, Beldord Roxo, Paraty, Angra dos Reis, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Paracambi, Japeri e Teresópolis estão com o alerta de alto risco de deslizamentos. 

A recomendação das autoridades é para que a população se informe pelos canais oficiais da defesa civil dos municípios e prefeituras; evite áreas alagadas e fique atenta aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, ligue 199.

 

Edição: Jaqueline Deister