Rio de Janeiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fortes chuvas deixam ao menos quatro mortos no estado do Rio de Janeiro

Em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, três vítimas estão soterradas após o desabamento de um prédio de três andares

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Asfalto da BR-393 cedeu após fortes chuvas que atingiram o município de Barra do Piraí - Foto: divulgação PRF

*Atualizado em 22/02/2024, às 15h48.

Uma forte chuva atingiu parte do estado do Rio de Janeiro na noite da última quarta-feira (21). A tempestade causou a morte de, pelo menos, quatro pessoas. Duas no município de Japeri, na Baixada Fluminense, duas em Nova Iguaçu, também na Baixada, e uma em Barra do Piraí, no Sul Fluminense.

Em nota enviada ao Brasil de Fato, os Bombeiros RJ afirmaram que foram acionados para 137 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas 24 horas, em todo o estado. 

Segundo a corporação, em Japeri, o desabamento de uma casa, na Rua do Mocambo, n° 92, provocou o óbito de Calebe Jefferson Veloso Costa, de 2 anos. A irmã gêmea dele foi salva. Em Nova Iguaçu, duas vítimas masculinas adultas morreram em decorrência das chuvas nos bairros Ipiranga e Jardim Pernambuco.

Em Barra do Piraí, um deslizamento de terra atingiu uma edificação residencial de três pavimentos, vitimando uma mulher na Rua Paula da Silveira, no Morro do Gama. Os bombeiros conseguiram retirar quatro pessoas com vida dos escombros e seguem nas buscas por outras três vítimas que, segundo relatos, estariam soterradas, pai, mãe e um filho do casal, de aproximadamente um ano, após o desabamento de um prédio de três andares.  

Militares da Defesa Civil também atuam na Rua Arariboia, 1.200, no bairro Vila Mariana, em Mendes, onde outro deslizamento foi registrado. Duas pessoas foram resgatadas com vida, mas há pelo menos mais uma vítima reclamada, uma criança de cerca de seis anos.  

"Estamos trabalhando ininterruptamente, desde o início da noite de quarta-feira (21), para atender às emergências e socorrer as vítimas em todo o Estado. A Defesa Civil Estadual está em contato direto com as Prefeituras, desde a madrugada, colocando todos os recursos da pasta à disposição, para ajudar a população a retornar, o quanto antes, ao estágio de normalidade. A operação do CBMERJ em resposta às chuvas conta com o empenho de bombeiros divididos em Grupos de Resposta ao Desastre (GRDs), com apoio de viaturas de salvamento, ambulâncias, barcos de alumínio para socorro a pessoas ilhadas por inundações e alagamentos, drones, aeronaves para busca de vítimas e monitoramento das áreas atingidas, cães farejadores, além de especialistas em resgate em estruturas colapsadas", afirmou o secretário Estadual de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Ainda em Barra do Piraí, o asfalto da BR-393 (Rodovia Lúcio Meira) cedeu na madrugada desta quinta-feira (22). A via está totalmente fechada nos dois sentidos na altura do município. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a cratera foi aberta por causa do grande volume de chuva que encharcou o solo.

Resgate

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o resgate dramático de uma mulher e a filha, em Nova Iguaçu, que estavam em um carro em meio a uma enxurrada no bairro Jardim Alvorada. A mulher e as duas filhas pequenas foram retiradas do veículo por um passageiro de um ônibus momentos antes do carro ser  levado pelas águas. 

Ao jornal O Globo, Marcos Vinicius de Souza Vasconcelos, de 20 anos, contou que não pensou em nada e só queria salvar a vida das pessoas. 

“Eram dois bebês gêmeos de um ano. A mãe tinha aproximadamente 40 anos. As meninas (outras passageiras) queriam ajudar, mas elas não conseguiram descer do ônibus. Eu fui, coloquei o pé na roda do carro e peguei as crianças. Eu só queria tentar ajudar e salvar as crianças”, disse à reportagem.

O auxiliar de logística contou que ele e sua família também foram afetados pelas chuvas. Segundo Marcos, móveis e uma geladeira nova foram perdidos. O jovem fez uma vakinha on-line para ajudar a família. Até o fechamento desta reportagem, a arrecadação estava em mais de R$ 18 mil, superando a meta de R$ 12 mil que havia sido estabelecida. 

*Com informações do G1 e O Globo.
 

Edição: Jaqueline Deister