Rio de Janeiro

agenda cultural

Casa da Ciência da UFRJ inaugura exposição sobre futuro da Baía de Guanabara na terça (21)

Público poderá conhecer projetos voltados para enfrentar os efeitos da crise climática e participar de salas interativas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Exposição "Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática" fica na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo, até o dia 14 de maio - Divulgação

De que forma as mudanças climáticas têm afetado a biodiversidade da Baía de Guanabara e as cidades do seu entorno? Essas e outras perguntas conduzem a exposição "Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática", realizada pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leia mais: 

A exposição será inaugurada na próxima terça-feira (21) na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo, na zona sul do Rio. Com atividades interativas para todas as idades, a exposição debate e convida o público a pensar soluções para os efeitos da crise climática em um dos principais cartões postais da capital carioca.

Cerca de 12 milhões de pessoas vivem na Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, distribuídas em municípios da região metropolitana do Rio, Baixada Fluminense, Região dos Lagos e Serrana. Deslizamentos, chuvas intensas, períodos de seca que ameaçam o abastecimento de água e ondas de calor já fazem parte do cotidiano da população.

Christine Ruta, bióloga e coordenadora do FCC, comenta que um dos objetivos da exposição é mostrar como a ciência tem criado soluções para o futuro com impacto social e em defesa da democracia climática.

"É preciso lembrar que populações pobres são as mais afetadas e que é urgente integrar os saberes científicos e populares para enfrentar a crise", afirma a bióloga. De olho no futuro, a exposição reúne projetos de pesquisa e extensão da UFRJ voltados para desacelerar os efeitos do aquecimento global. 

Entre os projetos que o público poderá conhecer estão a Usina de Ondas, que produz energia limpa, o concreto ecológico, que substitui o cimento e reduz a emissão de gás carbônico, e o robô Ariel, capaz de detectar vazamento de óleo no mar.

Leia também: 

“Queremos aproximar o público da riqueza e relevância da Baía de Guanabara, um local que faz parte da vida dos cariocas, fluminenses e do imaginário brasileiro, mas ainda pouco conhecido em termos de diversidade, não só ambiental, mas também social, econômica e cultural", explica Leonardo Menezes, curador da exposição.

A programação inclui oficinas e visitas guiadas para crianças e jovens alunos das redes pública e privada, estudantes universitários e grupos comunitários, especialmente do entorno da Baía. 

Outras experiências interativas são as Salas das Escolhas e o Mural das Iniciativas, com informações, perguntas e um painel para o público propor ações locais de combate aos problemas envolvendo a crise do clima na Baía de Guanabara nas próximas décadas.

O Fórum de Ciência e Cultura é o órgão que coordena as políticas de difusão cultural e de divulgação científica da UFRJ.

Serviço

Exposição "Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática"

De 21 de março a 14 de maio

Casa da Ciência da UFRJ (R. Lauro Müller, 3 - Botafogo)

Terça a sábado, de 9h às 20h; domingos e feriados, de 10h às 16h

Entrada gratuita

Para agendar visitas guiadas acesse o site aqui.

Edição: Clívia Mesquita