Rio de Janeiro

transporte

Prefeitura do Rio lança aplicativo para serviço de mototáxi sem cobrança de taxa

App disponível para sistema Android está aberto para cadastro de mototaxistas; corridas começam em maio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Prefeitura estima que 30 mil mototaxistas estão em circulação na cidade do Rio; profissão foi regulamentada ano passado - Edvaldo Reis/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio lançou na última quinta-feira (16) a primeira fase do aplicativo Moto.Rio que legaliza o serviço de mototáxi na cidade sem cobrar taxa do motorista. A iniciativa é uma resposta ao serviço dessa modalidade oferecido por empresas privadas, como a Uber, que o prefeito Eduardo Paes (PSD) já se manifestou contra.

Leia mais: 

Nesta primeira fase, a plataforma está aberta exclusivamente para receber cadastros de mototaxistas interessados. Entre as informações para começar a prestar o serviço estão a CNH, CPF e placa do veículo.

Os dados serão analisados para levantar o número de mototaxistas aptos a trabalhar com o aplicativo. No lançamento, Paes ressaltou que o diferencial do Moto.Rio é não cobrar taxa dos mototaxistas.

"Com o aplicativo, vamos permitir que vocês tenham a relação com o passageiro sem ter que pagar nada para ninguém, levando todo o dinheiro pra casa, porque são vocês que estão prestando o serviço. Estamos permitindo que vocês se legalizem, o que traz mais responsabilidades, mas também vai valorizar e qualificar o trabalho de vocês", disse o prefeito à categoria.

Desde setembro a profissão de mototaxista é regulamentada na cidade do Rio. O decreto assinado por Eduardo Paes dispõe regras de segurança e cadastramento do meio de transporte popular principalmente em comunidades e periferias onde o transporte público tem dificuldade de acesso.

Para o presidente do Sindicato dos Mototaxistas do Município do Rio, Krishna de Campos, o aplicativo é mais uma etapa de reconhecimento da categoria. O lançamento reuniu mototaxistas e representantes do sindicato no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul.

"A Prefeitura do Rio tem ajudado o sindicato, e a criação do aplicativo, sem cobrança de taxa, só a Prefeitura do Rio consegue. Hoje estamos dando um passo muito importante para a categoria. Espero que o Rio se torne um exemplo para todo o Brasil", afirmou.

A prefeitura estima que a frota de motocicletas na cidade do Rio é de cerca de 370 mil, com um aumento de cerca de 68% entre 2012 e 2022. A estimativa é de 30 mil mototaxistas em circulação na cidade.

O aplicativo Moto.Rio, disponível para ser baixado gratuitamente em smartphones com sistema Android, no Google Play, foi desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática do Rio (Iplan), em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). As primeiras viagens no app devem começar em maio.

Edição: Clívia Mesquita