Rio de Janeiro

agenda cultural

Espetáculo "Feio" faz temporada gratuita por arenas culturais do Rio de Janeiro

Turnê começa nesta sexta-feira (15) pela Areninha Carioca Gilberto Gil, em Realengo, na Zona Oeste, às 19h

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Espetáculo retrata com humor e estranheza as angústias humanas e nossa relação com a tecnologia e as redes sociais - Renato Mangolin

O espetáculo "Feio" volta ao Rio para uma temporada de circulação gratuita por arenas culturais acompanhada de oficina de teatro gestual. A peça reflete sobre os limites entre humanidade e tecnologia, e num jogo tragicômico traça relações entre filtros de embelezamento, emojis e reações fisiológicas do corpo humano.

A turnê começa nesta sexta-feira (15) pela Areninha Carioca Gilberto Gil, em Realengo, na Zona Oeste. Depois passa pela Areninha Cultural Herbert Vianna, na favela da Maré, pela Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, e finaliza na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, na Zona Norte do Rio. 

Leia mais: 

Inicialmente inspirada na fábula “O Patinho Feio”, de H.C Andersen, a peça expande as questões do conto para o contexto contemporâneo, focado principalmente no público adulto. A dramaturgia de Cecilia Ripoll fala que o sentimento de não pertencimento presente na fábula inspirou direção e elenco na montagem do espetáculo.

"A partir daí, passei a pensar nas redes sociais como um imenso lago cheio de patos que não querem ser o patinho feio, e ao mesmo tempo, paradoxalmente, esse mesmo lago das redes sociais nos empurra, todos nós, a nos sentirmos como patinhos feios”, afirma Cecilia, duas vezes indicada ao Prêmio Shell.

Com humor e estranheza, "Feio" retrata as angústias humanas, fugas da realidade e relação com a tecnologia com atuação de Breno Paraizo, Caio Passos, Fábio Lacerda e Reinaldo Dutra. O espetáculo convida o público a usar sua imaginação para mergulhar nessa realidade distópica e refletir sobre temas contemporâneos de maneira inesperada.

"Esta montagem levou cinco anos para chegar aos palcos. O embrião surgiu em 2018 durante uma oficina que ministrei, onde propus o conto 'Patinho Feio' como ponto de partida para a criação de uma cena. Daí, nasceu um esquete encenado por estes mesmos quatro atores que estão na montagem e eles, com desejo de expandir o trabalho, me convidaram para dirigir uma peça teatral a partir da cena", conta a diretora Helena Marques

"Feio" foi contemplado no edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço

Espetáculo "Feio"

Temporada de 15 de março a 12 de abril

Classificação: 12 anos

Duração: 70 min

Inscrições gratuitas para a oficina de teatro gestual devem ser enviadas no e-mail (contato@paguproducoes.com.br) e devem indicar no assunto a data desejada e na mensagem o nome completo. A capacidade é de 20 participantes. Idade mínima de 16 anos.

Confira a programação

15 de março (sexta-feira)

19h - Areninha Carioca Gilberto Gil (Av. Marechal Fontenele, nº 5.000 - Realengo)

14h às 16h - Oficina de teatro gestual com Helena Marques. 

28 de março (quinta-feira)

19h - Areninha Cultural Herbert Vianna (R. Evanildo Alves, s/nº - Maré)

5 de abril (sexta-feira)

19h - Arena Carioca Fernando Torres (R. Bernardino de Andrade, 200 - Madureira)

11h às 13h - Oficina de teatro gestual com Helena Marques. 

12 de abril (sexta-feira)

19h - Arena Carioca Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio, s/n – Pavuna)

Edição: Clívia Mesquita