Rio de Janeiro

saúde pública

Estado do Rio de Janeiro recebe lote com 230 mil doses da vacina contra dengue

Primeira remessa será aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos; data ainda será anunciada

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Casos de dengue já somam quase 60 mil no estado desde o início do ano; cinco mortes foram confirmadas - José Cruz/Agência Brasil

Na manhã desta quinta-feira (22), o Ministério da Saúde entregou a primeira remessa da vacina contra dengue para o estado do Rio de Janeiro. O lote conta com mais de 230 mil doses, que serão aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A data para o início da aplicação ainda será anunciada.

Leia mais: Número de casos prováveis de dengue no estado do Rio está seis vezes maior que o esperado

As vacina chegaram no Central Geral de Armazenamento da Saúde RJ, em Niterói, na região metropolitana. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), a distribuição das doses será definida pelo governo federal. Neste primeiro momento, o público alvo são adolescentes da capital e de todos os municípios da Baixada Fluminense. Confira as cidades contempladas.

O governo do Estado decretou epidemia de dengue na última quarta-feira (21). A 5ª vítima da doença este ano foi confirmada em Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Outras mortes foram registradas em Itatiaia, Mangaratiba e duas na capital.

Os casos prováveis de dengue já somam quase 60 mil no estado desde o início do ano, segundo o monitoramento da SES-RJ e atualizados nesta quinta (22). Os números representam 96% de todos os casos registrados em 2023. Com recorde histórico de internações, a capital já tinha decretado epidemia por conta da dengue.

A incidência atual de dengue no estado é de 308 casos por 100 mil habitantes. Apesar de estar no nível 2 de ativação do plano de contingência (risco iminente), algumas regiões, como capital e Baixada Fluminense, tiveram crescimento maior do que o esperado por três semanas consecutivas e atingiram o nível 3 (epidemia).

Por isso o governador Claudio Castro (PL) decidiu antecipar o decreto. Outra ação anunciada foi a criação do Observatório Dengue RJ, que utiliza tecnologia e uma equipe técnica de plantão no Centro de Inteligência em Saúde (CIS) dedicada a monitorar, apoiar e dar respostas rápidas às emergências relacionadas à dengue.

"A decretação da epidemia é importante para que possamos atuar de forma mais precisa e segura com as ações necessárias de combate à dengue e que nada falte à população. A nossa decisão foi feita de acordo com os dados da doença em todo o estado. Em mais de 60 cidades há aumento dos casos da dengue por três semanas consecutivas, sendo fundamental para implementarmos a situação emergencial. Além disso, o decreto agiliza a compra de insumos e diminui a burocracia quando temos necessidades imediatas", destacou o governador.

*Com informações do portal G1 

Edição: Clívia Mesquita