Rio de Janeiro

saúde pública

Rio inicia estudo sobre vacina contra a dengue em adultos nesta sexta-feira (16)

Efetividade do imunizante será avaliada em 20 mil voluntários com idades entre 18 e 40 anos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O imunizante Qdenga está disponível com foco inicial para crianças de 6 a 16 anos - Rogério Vidmantas / Prefeitura de Dourados

Nesta sexta-feira (16), começa no Rio de Janeiro um estudo para avaliar a efetividade da vacina contra a dengue na população adulta. A iniciativa da prefeitura em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) planeja imunizar 20 mil voluntários, residentes da região de Guaratiba, na Zona Oeste, com idades entre 18 e 40 anos.

Leia mais: Município do Rio abre décimo polo de atendimento para a dengue

O objetivo será comparar a incidência de infecção sintomática de dengue em um grupo vacinado com a incidência entre não vacinados. Com isso, será possível medir a efetividade do imunizante na prevenção de casos sintomáticos de dengue por qualquer sorotipo. A pesquisa terá a duração total de dois anos.

A proposta foi apresentada ao governo federal pela Secretaria de Saúde do município. Moradores de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba nascidos nos quatro meses sorteados estão aptos a participar da pesquisa. 

A secretária nacional de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente, Ethel Maciel, ressaltou que o estudo vai auxiliar o Ministério da Saúde na tomada de decisão para ampliação de faixa etária, que no momento está disponível com foco em crianças e adolescentes.

"O estudo vai auxiliar também a Organização Mundial da Saúde, pois as evidências científicas que serão geradas aqui no Brasil poderão influenciar na tomada de decisão em nível internacional. Essa é a faixa etária em que temos o maior número de casos no Brasil e no mundo", ressalta Ethel.

Leia também: 

A aplicação da vacina para a pesquisa será feita de forma escalonada, em esquema de duas doses com intervalo de 90 dias entre elas, totalizando 40 mil doses. A aplicação da primeira dose corresponde à etapa inicial do estudo. Na segunda fase, os participantes completarão o ciclo de imunização exatos três meses após receberem a primeira dose. 

A ação se associa ao estudo já desenvolvido na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, desde 3 de janeiro. Também a uma pesquisa nacional de efetividade vacinal, desenvolvida pela Fiocruz Bahia, além de outros estudos em fase de análise. A parceria entre o Ministério da Saúde e a prefeitura da capital fluminense envolve também pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Fiocruz.

Vacina Qdenga

Fabricada pelo laboratório japonês Takeda, a vacina Qdenga foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias (Conitec), do Ministério da Saúde, e recém-incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante confere proteção contra os quatro subtipos do vírus da dengue existentes (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4) e por isso deve ser aplicado inclusive em quem já teve a doença.

*Com informações da Fiocruz e da Agência Brasil

Edição: Clívia Mesquita