Rio de Janeiro

RECORDE

Rio de Janeiro tem sensação térmica de 52,7º no início da manhã desta segunda-feira

Temperatura mais alta foi registrada em Guaratiba, na zona oeste da capital; domingo teve recorde histórico

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
praia rio
Praias ficaram lotadas no fim de semana com temperaturas recordes na capital - Alexandre Macieira | Riotur

O Sistema Alerta Rio, que monitora as condições meteorológicas do Rio, registrou sensação térmica de 52,7º Celsius na capital fluminense às 8h da manhã desta segunda-feira (13), em Guaratiba, bairro da zona oeste da cidade. A temperatura mais alta no município também foi registrada lá: 36,4º às 8h30.

Segundo o setor de monitoramento, o tempo estará instável nesta segunda-feira. O céu irá variar entre parcialmente nublado e nublado e há previsão de pancadas rápidas de chuva moderada no período da tarde, acompanhadas de raios e rajadas de vento moderado a forte.

A sensação térmica na cidade às 10h45 era de 39,9ºC. A temperatura máxima do dia pode chegar a 41ºC.

A Prefeitura do Rio recomenda intensificação da hidratação, uso de roupas leves e de filtro solar. A recomendação é evitar praticar exercícios ao ar livre nos horários de maior intensidade solar.

Recorde

O Alerta Rio registrou um recorde no último domingo (12), com temperatura marcando 42,5ºC. O registro foi às 13h50 na estação de Irajá, na zona norte da capital. Até então, a maior temperatura havia sido de 41,8°C, no dia 17 de fevereiro.

Pelo menos até a sexta-feira (17), não há tendência de queda das temperaturas e as máximas estarão perto dos 40ºC pelos próximos dias, sem previsão de chuvas nem pancadas isoladas na capital até o fim da semana.

Edição: Eduardo Miranda