Rio de Janeiro

Despedida

João Donato é velado por familiares, amigos e fãs no Rio de Janeiro

Cerimônia aconteceu nesta terça-feira (18), com trilha de homenagem feita pela Orquestra do Theatro Municipal

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No velório, o caixão do músico foi coberto com a bandeira do estado do Acre, onde ele nasceu - Tânia Rego/ Agência Brasil

O cantor e compositor João Donato, ícone da Bossa Nova, que morreu na segunda-feira (17), foi velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no centro da capital, nesta terça-feira (18). Depois da cerimônia, o artista foi encaminhado para ser cremado no Memorial do Carmo, no Caju, região portuária da cidade, onde será cremado em despedida restrita a parentes e amigos.

No velório, o caixão do músico foi coberto com a bandeira do estado do Acre, onde ele nasceu. Familiares, amigos e muitos fãs foram se despedir.

Segundo informações do portal G1, o filho do músico, conhecido como Donatinho, disse que o pai tinha muitos projetos, que serão lançados ainda esse ano.

Leia também: Ícone da Bossa Nova e do jazz, o multi-instrumentista João Donato morre aos 88 anos

Na cerimônia, a Orquestra do Theatro Municipal fez uma apresentação, com músicas importantes do artista, como "A Paz" e "Lugar comum", composições que têm mais de 70 anos.

João Donato morreu na madrugada da últuma segunda-feira (17), no Rio de Janeiro.  Donato estava internado na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, e a causa da morte foi pneumonia. O compositor tinha problemas no pulmão e no coração, e vinha com um quadro de sepse havia semanas, tendo sido intubado.

Com carreira musical iniciada no fim dos anos 1940, João Donato integrou a escola musical que criaria a Bossa Nova e se tornou uma das referências nacionais do jazz. É tido como um dos responsáveis pelo espraiamento da música popular brasileira pelo mundo.

Tendo dedicado 74 dos seus 88 anos de vida à música profissional, Donato carregava na bagagem mais de 500 composições. Foram algumas dessas, gravadas em cerca de mil fitas e registradas em manuscritos, que o produtor Ronaldo Evangelista se dedicou a ouvir no apartamento de Donato, para ajudar a selecionar o que seria o último disco do mestre.

Donato é um dos maiores músicos brasileiros e desenvolveu trabalhos admirados e reconhecidos dentro e fora do Brasil. A sua criatividade era tanta que estendeu suas composições e participações com outros artistas a diversos gêneros musicais entre os quais, o jazz, samba e ritmos caribenhos. É considerado também como um dos mais importantes representantes da bossa nova junto com João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Edição: Mariana Pitasse