Rio de Janeiro

Despedida

Após cerimônia na Câmara do Rio, corpo de David Miranda é velado por familiares e amigos

A despedida acontece no Cemitério Jardim da Saudade, na Zona Oeste do Rio; a cremação está agendada para as 16h

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Na última quarta (10), a cerimônia pública aconteceu no hall principal da Câmara - Divulgação

Após o velório público na Câmara dos Vereadores, o corpo do ex-deputado federal e ex-vereador do Rio de Janeiro David Miranda está sendo velado em cerimônia restrita a familiares e amigos nesta quinta-feira (11).  A cerimônia acontece no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. A cremação está agendada para às 16h.

Leia também: David Miranda morre após nove meses de internação

Na última quarta (10), a cerimônia pública aconteceu no hall principal da Câmara, pouco depois das 17h, o caixão com corpo do político deixou o local. Familiares e amigos deram uma salva de palmas. Balões nas cores vermelha e branca marcaram o fim do velório.

David Miranda estava internado há nove meses em uma unidade de tratamento intensivo da Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio, e morreu na terça-feira (9) depois de sofrer sucessivas infecções, em um quadro de septicemia.

Vida

David Michel dos Santos Miranda nasceu em 10 de maio de 1985, na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio. Ele iniciou sua trajetória política em 2016 quando foi eleito pelo Psol como primeiro vereador abertamente LGBTQIA+ da história da Câmara Municipal, priorizando a apresentação de projetos em defesa dos direitos desta comunidade.

Miranda foi autor de leis como a que garantiu o uso do nome social por travestis e transexuais no âmbito da administração municipal, e a que determina a divulgação do Disque 100 contra o racismo, entre mais de dez normas das quais foi autor ou coautor. Em 2019, ele assumiu o mandato de deputado federal, após Jean Wyllys deixar o país.

Edição: Mariana Pitasse