Rio de Janeiro

transporte

RJ: usuários do Bilhete Único devem atualizar declaração de renda para manter tarifa social

Atualização será automática para quem tem vale transporte administrado pela empresa; confira o calendário

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A Riocard Mais informou ao Brasil de Fato que ainda não há como precisar quantos usuários serão cortadas da tarifa social com o novo limite de renda - Divulgação

A partir da próxima quarta-feira (2), os usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) devem atualizar a autodeclaração de renda para não perder o direito à tarifa social. A medida é necessária após uma determinação judicial alterar o limite de renda do benefício para quem recebe até R$ 3.205,20 mensais. 

A regra anterior havia ampliado o acesso ao BUI para quem ganha até R$ 7.507,49 (teto do INSS). A atualização do cadastro será de forma gradual, escalonada conforme a data de nascimento. Quem faz aniversário nos primeiros meses do ano poderá fazer a alteração até o dia 31 de agosto. Confira o calendário no final da matéria.

Leia mais: Rio lança novo sistema de bilhetagem no transporte público para substituir Riocard até 2024

Todo processo é realizado de forma online e válido apenas para quem possui o cartão Riocard Expresso, aquele comprado individualmente e associado ao CPF do usuário. A atualização é automática para quem tem vale transporte administrado pela empresa, o usuário não precisa fazer nada.

O passageiro deverá atualizar apenas a informação sobre sua renda nos próprios canais digitais da Riocard Mais. Serão oferecidas quatro alternativas, que estarão disponíveis 24 horas, 7 dias por semana, evitando deslocamentos até postos de atendimento. Não será preciso apresentar novos documentos, uma vez que cada cliente deverá informar dados que já o identificam no sistema.

A Riocard Mais informou ao Brasil de Fato que ainda não há como precisar quantos usuários serão cortadas da tarifa social com o novo limite de renda. Isso porque os clientes que se cadastraram no benefício preencheram apenas se estavam abaixo ou acima do teto estipulado. 

Opções para atualização

Site Rio Bilhete Único - acesse este link, preencha os dados solicitados (Primeiro nome, CPF e número do cartão) e toque em “Entrar”. Na opção “Renda Bruta”, clique na opção de acordo com a sua renda. Marque o Termo de Responsabilidade e finalize em “Cadastrar”.

Aplicativo Riocard Mais (disponível nos sistemas operacionais Android e IOS) - ao abrir o aplicativo, procure e clique no botão “Declaração de Renda” e siga os passos indicados. A opção só estará disponível para os clientes que precisam realizar a autodeclaração dentro do prazo estabelecido para a atualização do cadastro do BUI. 

WhatsApp com o assistente virtual Tomais (2127-4000) - nas opções do menu, escolha a opção 4 (Tarifas e Benefícios). Em seguida, digite a alternativa 1 (Bilhete Único Intermunicipal) e depois a opção 3 (Fazer a declaração). Acesse o link, preencha os dados solicitados (Primeiro nome, CPF e número do cartão) e toque em “Entrar”. Na opção “Renda Bruta”, clique na opção de acordo com a sua renda. Marque o Termo de Responsabilidade. Finalize em “Cadastrar”.

E-mail enviado pela Riocard Mais - A Riocard Mais enviará aos clientes com e-mail cadastrado um comunicado para realizar a autodeclaração de renda. Fique atento ao remetente do e-mail ([email protected] ou [email protected]).

Calendário

Fase 1 (2/8 a 31/8) - nascidos em janeiro, fevereiro e março.

Fase 2 (1º/9 a 29/9) - nascidos abril, maio e junho.

Fase 3 (2/10 a 31/10) - nascidos em julho, agosto e setembro.

Fase 4 (1º/11 a 30/11) - nascidos em outubro, novembro e dezembro.

Edição: Clívia Mesquita