Rio de Janeiro

Mudança

Decreto de Paes torna bairro da Glória parte da região central do Rio de Janeiro

O objetivo da mudança é fazer com que o bairro integre o Reviver Centro, projeto de revitalização do centro da cidade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No ano passado, a Prefeitura do Rio começou a revitalizar o bairro da Glória - Reprodução

Na última segunda-feira (16), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), assinou um decreto que torna alguns bairros da cidade parte da região administrativa do centro. Entre eles, o bairro da Glória, que até então fazia parte da da zona Sul da capital.

O objetivo da mudança é fazer com que o bairro integre o Reviver Centro, projeto desenvolvido pela gestão de Paes para revitalizar a região central do Rio.

Leia também: Sem reconhecimento, casa que Machado de Assis teria nascido no Rio está deteriorada

Ainda de acordo com o decreto, além da recém integrada Glória, o centro também comprende a Gamboa, Saúde, Santo Cristo, Caju, Catumbi, Estácio, Cidade Nova, Rio Comprido, São Cristóvão, Benfica, Mangueira, Vasco da Gama e Santa Teresa.

Revitalização

No ano passado, a Prefeitura do Rio começou a revitalizar o bairro da Glória. Ao todo, os serviços foram distribuídos por 14 áreas, abrangendo locais como as avenidas Beira-Mar e Augusto Severo, o Largo da Glória e as ruas Antônio Mendes Campos, do Catete, do Russel, da Glória, Pedro Américo, Mestre Valentim e Teixeira de Freitas.

O planejamento é de que seja feito também o trabalho de recapeamento nas principais vias de circulação no entorno do bairro, garantindo o acesso a áreas históricas e turísticas da região.

Ícones do bairro, como a Murada da Glória, entre a Avenida Augusto Severo e a Rua da Glória, e a Amurada da Glória, na Rua do Russel, já estão sendo limpos e recuperados.

Ainda a restauração de monumentos de menor porte, como os que ficam dentro da Praça Paris e o busto do Cardeal Arcoverde, instalado na Rua do Catete. Na Praça Paris, será religado o Chafariz dos Golfinhos.

Edição: Mariana Pitasse