Rio de Janeiro

Mudança

Governo do Rio vai pagar bonificação para policiais por apreensão de fuzis

Proposta integra uma atualização do Sistema Integrado de Metas que serve de base para calcular adicionais nos salários

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Outras propostas para prêmios são para policiais militares que atenderem chamadas de emergência com mais rapidez - Divulgação

Uma bonificação será paga pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro a policiais por apreensão de fuzis. A proposta integra uma atualização dos indicadores estratégicos do Sistema Integrado de Metas (SIM), que serve de base para calcular adicionais nos salários.

A informação sobre a alteração foi publicada em um decreto do governador Cláudio Castro (PL), nesta quinta-feira (23), que cria um grupo de trabalho para estudar mudanças no SIM. 

Leia também: Professores saem às ruas em todo país na luta por piso nacional e contra o Novo Ensino Medio

Outras propostas para prêmios são para policiais militares que atenderem chamadas de emergência com mais rapidez e para policiais civis que concluírem inquéritos que identificarem o autor do crime.

O colegiado também vai discutir a inclusão de bombeiros, agentes penitenciários e agentes do Degase nas categorias de premiação do SIM, bem como as metas e indicadores relacionados às suas atividades.

Em janeiro, Castro pôs em dia os bônus do Sistema Integrado de Metas, pagando R$ 36,5 milhões a policiais civis e militares. O valor é referente ao primeiro e segundo semestres de 2021 e ao primeiro semestre de 2022 e inclui a bonificação por boas práticas.

O Sistema Integrado de Metas foi criado em 2019. Os indicadores estratégicos para o pagamento da bonificação, que serão mantidos, são as reduções dos seguintes crimes: letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do estado), roubo de veículos, roubo de cargas e roubo de rua (roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular).

Edição: Mariana Pitasse