Rio de Janeiro

PARA ASSISTIR

Da periferia do Rio, jovem atleta de jiu-jitsu busca recursos para competir no Emirados Árabes

Samuel Bahia, de 12 anos, conta sobre sua trajetória no episódio desta quinta-feira (25) do programa Papo na Laje

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Samuel Bahia contou sobre expectativa de lutar no campeonato mundial de jiu-jitsu e campanha de arrecadação para custear a viagem - Stefano Figalo/Papo na Laje

O programa Papo na Laje desta quinta-feira (25) entrevista o jovem atleta de jiu-jitsu Samuel Bahia, de 12 anos, e o professor do Maré Top Team, Nério Junior. O episódio foi gravado em Brás de Pina, bairro da zona Norte do Rio de Janeiro, onde o projeto social treina crianças e jovens de favelas e periferias.

Leia mais: Papo na Laje traz iniciativas de esporte e solidariedade no Morro Boa Vista, em Niterói (RJ)

Samuel começou no esporte com apenas 5 anos e já acumula medalhas de campeonatos de dentro e de fora do estado do Rio. No programa, ele contou sobre a expectativa de lutar no campeonato mundial de jiu-jitsu e a campanha de arrecadação para custear a viagem.

"Quem faz esporte sabe que a semana é muito corrida, tem que se dedicar muito pra conseguir o objetivo que você espera. O incentivo da minha mãe é sensacional. Ela acredita muito no meu sonho, chega em casa cansada do trabalho e ainda roda de bicicleta no iFood para conseguir um dinheiro extra", disse o jovem sobre o esforço da família.

Ao todo, 31 atletas de Brás de Pina e do Parque União, que faz parte do conjunto de favelas da Maré, vão representar o Brasil no "Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship". A competição será em novembro na capital dos Emirados Árabes Unidos.

Para Nério Júnior, professor de jiu-jitsu e treinador do Samuel, o projeto social é uma oportunidade de profissionalização dos jovens no esporte. "Essa viagem é um divisor de águas para a equipe aqui da comunidade. É a primeira vez que as crianças da favela estão saindo para lutar fora do país. E isso é uma luta", contou.

A mãe do Samuel e promotora de vendas Jéssica Bahia, também participou do programa enviando um vídeo. Ela compartilhou um pouco da rotina do atleta e a relação de parceria que eles tem para incentivar a trajetória dele no esporte. 

O programa Papo na Laje é transmitido na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, e no canal do YouTube do programa, todas as quintas, às 18h. A partir desta temporada também será possível assistir em toda Grande São Paulo no canal aberto digital da TVT, também as quintas, às 20h.

Assista:

 

Edição: Mariana Pitasse