Rio de Janeiro

PARA ASSISTIR

Bibliotecas comunitárias promovem acesso à literatura nas periferias de Nova Iguaçu (RJ)

Conheça o coletivo Baixada Literária no último episódio desta temporada do programa Papo na Laje

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Coletivo Baixada Literária conta com 20 bibliotecas comunitárias em bairros periféricos de Nova Iguaçu (RJ) - Stefano Figalo/Papo na Laje

A construção de um país de leitores e leitoras passa pelas bibliotecas comunitárias nas favelas e periferias. Esse é o tema do programa Papo na Laje desta quinta-feira (10). O último episódio desta temporada recebe duas jovens do coletivo Baixada Literária, rede com 20 bibliotecas comunitárias em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Leia mais: "A universidade me mostrou novos mundos", afirma professora sobre importância da Lei de Cotas

Nathália Cabral, publicitária e comunicadora do coletivo, frequentou a biblioteca comunitária Paulo Freire, de Nova Iguaçu, desde a infância. Para a jovem, o contato com os livros deve ser um direito de todos. E essa é a principal do missão da rede de bibliotecas localizadas em bairros periféricos do município. 

"Todos precisam ter a oportunidade de ter um livro na mão, de conhecer a literatura. Realizamos atividades dentro de eixos de atuação pensando muito na formação leitora. Uma pessoa que chega na biblioteca lendo gibis não deixa de ser leitor. Depois ela vai passear pelas estantes e descobrir outros mundos", disse no programa.

O coletivo Baixada Literária conta com mediadoras de leitura que fazem a ponte entre o livro e o leitor. "Nossa biblioteca é feita para ser um espaço de acolhimento porque nosso maior público são crianças e adolescentes. Às vezes eles estão carentes de uma conversa, a partir disso a gente vê como a desigualdade aflige tanta gente", conta a bibliotecária Isadora Escalante.

Ela explica que o objetivo da rede é democratizar o acesso à literatura através de ações que estimulem o hábito por prazer com atividades como saraus, rodas de conversa e jogos literários.

"Muita gente acha que a biblioteca comunitária é um espaço desorganizado que recebe toda e qualquer doação de livro, deixa na estante e pronto. Mas não é assim. A gente tem uma equipe preparada para atender o público, que no geral são pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estamos falando das periferias de Nova Iguaçu, que já está na Baixada Fluminense e por si só é marginalizada", conclui Isadora.

Elas também falaram que o maior desafios das bibliotecas comunitárias é a sustentabilidade e a luta por políticas públicas para ampliar o acesso à leitura nos bairros.   

A segunda temporada do Papo na Laje é transmitida na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, e no canal do YouTube do programa, todas as quintas, às 18h. Também é possível assistir em toda Grande São Paulo no canal aberto digital da TVT, também as quintas, às 20h.

Assista:

Edição: Mariana Pitasse