Rio de Janeiro

TRANSMISSÃO VIRAL

Rio de Janeiro tem 16 casos confirmados de varíola dos macacos, segundo Ministério da Saúde

No Brasil, 76 pessoas tiveram a doença confirmada em testes nas duas últimas semanas; 52 estão em SP

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
varíola rio
Imagem do patógeno capturada por microscópio - AFP PHOTO / RKI / Andrea Maennel / Andrea Schnartendorff

O estado do Rio de Janeiro tem 16 casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox), segundo um boletim divulgado no domingo (3) pelo Ministério da Saúde. Até o momento, o Brasil tem registrados 76 casos da doença.

Leia mais: Varíola dos macacos, entenda os riscos da doença

Na última sexta-feira (1º), a Secretaria estadual de Saúde relatou que haviam sido notificados 39 casos suspeitos, dos quais 13 foram confirmados, sendo nove pacientes no Rio, incluindo o brasileiro de 38 anos que reside em Londres, chegou ao Brasil no último dia 11 e foi diagnosticado com a doença.

Os demais casos são de Maricá (1), Nova Iguaçu (1), Queimados (1) e Niterói (1). Até sexta-feira passada, a Secretaria informou que outros seis casos estavam em investigação e que 20 suspeitas haviam sido descartadas.

Em todo o Brasil, 76 pessoas tiveram a doença confirmada pelas autoridades de saúde. Desse total, foram registrados um caso no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.

Leia também: Inspeção parlamentar constata mortes e falta de profissionais em maternidade de Duque de Caxias

"A pasta, por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes", disse o ministério.

A Secretaria estadual de Saúde do estado do Rio, bem como outras autoridades internacionais da saúde, vêm reforçando que embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto entre humanos não tem nenhuma relação com os animais.

Edição: Eduardo Miranda