Rio de Janeiro

VIROSE

Secretaria de Saúde do Rio confirma primeiro caso da varíola dos macacos na capital

Paciente é um brasileiro de 38 anos que chegou de Londres; ele está com sintomas leves em isolamento domiciliar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Imagem microscópica de amostra de pele humana atacada pelo vírus da varíola dos macacos - Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) confirmou que o primeiro caso da varíola do macaco na cidade foi detectado na última terça-feira (14). A amostra foi analisada pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leia mais: Varíola dos macacos: caso suspeito está sendo monitorado no Ceará

O paciente é um homem brasileiro, de 38 anos, residente em Londres, que chegou ao Brasil no dia 11 de junho. Ele procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) no dia seguinte da sua chegada.

Segundo a pasta, o paciente está em isolamento domiciliar e apresenta sintomas leves. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-Rio) acompanha o estado de saúde. Outras cinco pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo monitoradas e recebendo orientação.

"A SVS-Rio mantém vigilância ativa para detecção oportuna de casos da doença no município do Rio de Janeiro. Também está monitorando o cenário epidemiológico nacional e internacional mantendo as unidades de saúde informadas e orientadas para vigilância, alerta e resposta a eventos de saúde pública", disse em nota.

Ao Brasil de Fato, a infectologista Lisandra Damasceno explicou que a doença é causada pelo vírus orthopoxvirus, semelhante à varíola comum. “Pessoas que já foram vacinadas para a varíola humana, ou seja, aquelas que têm entre 40 e 50 anos, podem ter alguma proteção para essa varíola dos macacos”, afirmou.

Os sintomas da doença são febre, dor no corpo, dor de cabeça, cansaço, gânglios inchados e erupções cutâneas. A transmissão ocorre a partir do contato com fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

O primeiro caso da doença foi confirmado na cidade de São Paulo neste mês. O paciente é um homem de 41 anos que viajou à Espanha.

Edição: Clívia Mesquita