Rio de Janeiro

BOLSONARISMO

No RJ, MPE denuncia deputado estadual Rodrigo Amorim por crime de violência política de gênero

Segundo denúncia, parlamentar humilhou e constrangeu a vereadora de Niterói Benny Briolly em canas da Alerj

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Rodrigo Amorim
Denúncia afirma que discurso de deputado foi veiculado na TV Alerj e retransmitido em mídias sociais com ampla repercussão - Thiago Lontra/Alerj

O deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB-RJ) foi denunciado pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio de Janeiro, órgão do Ministério Público Eleitoral (MPE/RJ), por violência política de gênero contra a vereadora Benny Briolly (Psol), de Niterói.

Leia mais: Vereadora Benny Briolly diz ter recebido ameaça de morte por e-mail de deputado bolsonarista

Segundo a denúncia, do dia 17 de maio, Amorim teria constrangido e humilhado a vereadora durante um discurso transmitido ao vivo pela TV Alerj e depois retransmitido em diversas mídias sociais, alcançando grande repercussão e vitimizando Benny.

A fala de Amorim, sustenta a denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral do estado, teve como objetivo impedir e dificultar o desempenho do mandato da vereadora. O deputado tratou Benny, que é negra e trans, como "boizebu", "aberração da natureza", "vereador homem de Niterói" e "aberrações de 'LGBTQYZH".

Leia também: Rio de Janeiro tem 16 casos confirmados de varíola dos macacos, segundo Ministério da Saúde

"Com essas palavras o denunciado constrangeu, humilhou e perseguiu a vítima Benny Briolly, com menosprezo e discriminação, subjugando a por ser mulher-trans e com a finalidade de impedir e/ou dificultar o desempenho do seu mandato eletivo na Câmara de Vereadores de Niterói, diante de sua notória atuação profissional, parlamentar e política relacionada a pautas em defesa das mulheres e da comunidade LGBTQIA+", diz a denúncia.

Pelo Código Eleitoral, os crimes descritos na denúncia contra Amorim preveem pena de 1 a 4 anos de prisão e multa. Se a denúncia for aceita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ), o deputado bolsonarista pode ficar inelegível por oito anos.

A assessoria do parlamentar afirmou que ele não vai se pronunciar enquanto não for notificado da denúncia do MPE/RJ.

Edição: Eduardo Miranda