Rio de Janeiro

Pedidos de Natal

Em cartinha ao "Papai Noel", criança descreve operação no Complexo do Salgueiro (RJ)

Carta faz parte da campanha "Papai Noel dos Correios" que reúne pedidos de crianças de até 10 anos; saiba como colaborar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
É possível adotar uma cartinha da campanha no site dos Correios até sexta-feira (17) - Divulgação

"Querido Papai Noel", é assim que todas as cartinhas escritas por crianças começam no final do ano. Com desenhos coloridos e letrinhas recém-alfabetizadas, meninos e meninas de até 10 anos enviaram seus desejos de Natal para a campanha "Papai Noel dos Correios" deste ano. 

Entre pedidos de brinquedos e tablets, uma cartinha de São Gonçalo, município da região metropolitana, chama atenção para o ponto de vista das crianças sobre a violência policial. Antes de fazer seu pedido, Micaela, de 8 anos, descreve como a operação policial que deixou nove mortos no Complexo do Salgueiro marcou a rotina.

Leia mais: 

"Hoje o dia amanheceu muito triste aqui em Itaúna no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo, os policiais mataram 20 pessoas e jogaram no mangue e meus amigos não tem mais papais. Aqui não temos com o que nos divertir, por isso eu quero te pedir nesse natal um patins de 4 rodas", escreveu.

Em outro trecho, ela conta sobre a situação de desemprego dos pais e estende o pedido do presente também a sua irmã, Nicole, de 11 anos. "Minha irmã também quer um patins mas não pode escrever cartinha porque já tem 11 anos [idade limite da campanha]", desabafa.


Cartinha de Nova Iguaçu (RJ) pede que não falte o que comer no final do ano / Divulgação

Em outra carta, Karol, de 10 anos, moradora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, pede que não falte o que comer no Natal. Ela fala também sobre a situação de desemprego do pai e pede um colchão para dividir com o irmão na hora de dormir.

"Também um tablet e um celular para estudar online", pede a menina.

Esta é a última semana para participar da campanha, a partir do acesso ao blog dos Correios ou nas 23 agência no estado do Rio de Janeiro. As cartinhas são manuscritas e no site é possível escolher qual criança "adotar", para doar o presente, por município. 

A campanha "Papai Noel dos Correios" acontece há 30 anos e tem como objetivo incentivar o interesse pela escrita e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais nas crianças. O presente deve ser entregue em uma agência dos Correios até sexta-feira (17).

Edição: Mariana Pitasse