Rio de Janeiro

LIVRO INFANTIL

Homenagem às vítimas: tragédia de Brumadinho é contada através de poesia em livro para crianças

História é narrada por uma personagem que sobreviveu ao desastre; lançamento acontece neste sábado (11) no Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O livro foi ilustrado pelo filho da autora, que na época tinha 12 anos - Reprodução/Instagram

A jornalista e escritora carioca, Aglaia Tavares, vai lançar neste sábado (11), o livro infantil “A Lama”, que conta através de poesia rimada, a história de um dos maiores crimes ambientais da atualidade: o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, que aconteceu no ano de 2019.

O livro é contado pelo olhar de uma personagem que sobreviveu ao desastre e é composto por ilustrações feitas pelo filho da autora, que na época em que a obra foi produzida, tinha apenas 12 anos.

Leia também: Perfuração feita pela Vale é apontada como gatilho do rompimento em Brumadinho

Em reportagem para o programa Central do Brasil, da TVT, Aglaia contou que a decisão de escrever para o público infantil foi por acreditar que a leitura pode levar as crianças a conhecerem os mais diferentes universos, desde contos de fadas a temas difíceis do cotidiano. Para ela, escrever este livro é uma forma de prestar homenagem às vítimas.

 

“Eu achei que uma poesia rimada seria uma maneira de homenagear as pessoas que faleceram na tragédia e contar para as crianças um pouco do que aconteceu lá, mas em forma de poesia. A narradora da história é uma pessoa que perdeu tudo com o rompimento da barragem. O livro é escrito de forma bem didática e bem infantil mesmo”, explicou Aglaia.

Segundo a escritora, todos os assuntos podem e devem ser conversados com as crianças, só é preciso ter atenção para encontrar a forma certa de abordá-los. A autora possui outras obras que falam de temas que ainda são considerados tabus para o público infantil, como depressão, doenças e até suicídio.

“A gente não precisa ser tão direto na hora de falar com as crianças, a gente pode ir por outros caminhos: pela poesia, pela sutileza, trabalhar com o lúdico. Porque é uma criança, e eu acho importante a gente falar sobre coisas que não são faladas. Eu como mãe sempre priorizei temas, na hora da leitura com meus filhos, que a gente não costuma ver na escola, e que as pessoas não falam. A gente não pode botar a criança numa bolha e fingir que aquilo não existe. Existe sim, e tudo é a maneira como você fala”, finalizou a autora.

O lançamento do livro “A Lama” acontece neste sábado (11), às 11 horas na Livrara Eldorado, no bairro da Tijuca, e é aberto ao público.

Edição: Mariana Pitasse