Rio de Janeiro

Pedidos de Natal

Em campanha dos Correios, crianças pedem ao "Papai Noel" cestas básicas e produtos de higiene

Nas cartinhas escritas à mão, crianças de até 10 anos expressam seus desejos de final de ano; saiba como contribuir

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No Rio de Janeiro, presentes deve ser entregues em uma agência dos Correios até a próxima quinta-feira (15) - Divulgação

Ainda dá tempo de fazer uma criança feliz neste Natal. A campanha "Papai Noel dos Correios" incentiva milhares de crianças a expressarem seus desejos no final de ano. Figurinhas da Copa do Mundo, material escolas, roupas e brinquedos estão entre os pedidos de crianças até 10 anos.

As cartinhas escritas à mão representam a chance de ter um sonho realizado, um brinquedo novo, mas também expressam preocupações que não deveriam ser de criança. Cesta básica de alimentos, produtos de higiene e fraldas descartáveis também são pedidos recorrentes.

Leia mais: Bem Viver na TV: Por que a merenda escolar piorou tanto?

"Meu nome é Renan Miguel, tenho 8 anos e gostaria muito de ganhar uma piscina, uma roupa e uma cesta de Natal porque minha mãe não trabalha e não pode comprar uma ceia de Natal. Por favor não esquece de mim. Fui um bom menino o ano todo", escreveu a criança moradora da Baixada Fluminense.

Esta é a última semana para participar da campanha, a partir do acesso ao blog dos Correios ou nas 23 agências do estado do Rio de Janeiro. O presente deve ser entregue em uma agência dos Correios até a próxima quinta-feira (15).

As cartinhas são manuscritas e no site é possível escolher qual criança "adotar" para doar o presente por município. A campanha recebe cartinhas de meninos e meninas de até 10 anos em situação de vulnerabilidade social, portadoras de deficiência (PcD) e, desde 2010, também de alunos da rede pública de ensino. Só neste ano, o estado do Rio totalizou 9 mil cartas enviadas à campanha. 

Por questão de segurança, o endereço das crianças não aparece nas cartas. Os pedidos de Natal devem ser entregues somente na agência que a carta foi pega ou, no caso de adoção pela internet, na agência de escolha. 

A campanha "Papai Noel dos Correios" acontece há 30 anos e tem como objetivo incentivar o interesse pela escrita e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais nas crianças.

Edição: Mariana Pitasse