Rio de Janeiro

Torneira seca

Sem água: 22 bairros do Rio e três cidades da baixada desabastecidos nesta quarta

Crise da água no estado se estende desde o último dia 17 de novembro e já atinge cerca de 1 milhão de pessoas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo a Cedae, a falta d’água está sendo causada por um problema na elevatória do Lameirão, que teve um dos motores quebrados - Maksuel Martins

Pelo menos 22 bairros da capital do Rio de Janeiro e três cidades da Baixada Fluminense estão enfrentando problemas de abastecimento de água nesta quarta-feira (2). A informação foi divulgada pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio (Cedae), em seu portal online, como parte de uma ação para os consumidores terem acesso diário ao planejamento do rodízio de abastecimento que tem sido feito pela empresa.

A medida foi tomada após cobrança da Defensoria Pública Estadual (DP-RJ), do Ministério Público do Rio (MP-RJ) e de especialistas que integram o gabinete de crise da água no estado, que se estende desde o último dia 17 de novembro e já atinge cerca de 1 milhão de pessoas.

Leia também: Artigo | Por que a Cedae precisa se manter pública?

Segundo a companhia, a falta d’água está sendo causada por um problema na elevatória do Lameirão, que teve um dos motores quebrados, reduzindo a capacidade de bombeamento de água para 75%. A companhia tem pedido aos moradores dos municípios atendidos por ela que economizem água.

“Os reparos que estão em andamento na Elevatória do Lameirão permitirão que a unidade volte a operar com 100% de sua capacidade até o dia 20/12. (...) Se você possui sistema de reserva interna (cisterna e/ou caixa d’água), utilize a água armazenada somente para tarefas essenciais”, diz a nota da Cedae no site. 

Ressarcimento na conta

Em entrevista ao Bom Dia RJ, da TV Globo, nesta quarta (2), o diretor-presidente da Cedae, Edes Fernandes de Oliveira, afirmou que quem se sentir lesado poderá pedir ressarcimento da conta e de gastos com carro-pipa. 

Leia mais: Justiça do Rio anula artigo de lei que impedia privatização da Cedae

“Se está recebendo menos água, vai pagar menos água. O volume cobrado é o volume consumido. Se não tiver medidor, deve dar entrada na Cedae, e a Cedae vai avaliar a conta”, disse.

A afirmativa do presidente se refere ao compromisso estabelecido pela companhia em documento assinado com representantes do MP-RJ, da DP-RJ, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Agência Reguladora de Saneamento (Agenersa).

No portal online, a Cedae coloca o telefone 0800 282 1195 para atendimentos sobre falta d’água e pedidos de carro-pipa, mas não dá mais explicações sobre o procedimento. 

Edição: Mariana Pitasse