Rio de Janeiro

SAIBA MAIS

Witzel é o primeiro governador do Rio a sofrer processo de impeachment; entenda

Processo já dura mais de três meses e é marcado por idas e vindas, confira os próximos passos no Brasil de Fato

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Witzel já estava afastado desde o dia 28 de agosto por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo prazo de até 180 dias - Carl de Souza/ AFP

Pela primeira vez na história da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), foi aprovada a continuidade de impeachment contra um governador do estado. O processo de afastamento de Wilson Witzel (PSC), que está há cerca de três meses tramitando na Casa legislativa, está marcado por interrupções, escândalos e participação ativa do Poder Judiciário, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF), como noticiado pelo Brasil de Fato nos últimos meses. Com tantas idas e vindas, entenda os próximos passos do conturbado processo.

A votação pela continuidade do impeachment foi finalizada na noite da última quarta-feira (23), com 69 votos a favor e nenhum contrário, e publicada no Diário Oficial na manhã desta quinta-feira (24). Com ela, foi autorizada a abertura do processo por crime de responsabilidade contra Wilson Witzel (PSC).  

Leia também: Parlamentares fluminenses associam Bolsonaro a Witzel e Pastor Everaldo

Após a publicação, o procedimento seguinte é o afastamento do governador do cargo. Mas Witzel já estava afastado desde o dia 28 de agosto por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo prazo de até 180 dias por conta das investigações envolvendo seu nome a um esquema de desvio de recursos a partir da Secretaria estadual de Saúde. 

A denúncia por crime de responsabilidade da Alerj, também baseada em desvios financeiros na área da Saúde, será encaminhada nos próximos dias ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ). O TJ-RJ terá então que formar um tribunal misto de julgamento - composto por cinco deputados e cinco desembargadores - e definir os ritos finais do processo com base na Lei Federal 1.079/50.

Entre os ritos finais, o tribunal misto pode determinar o afastamento definitivo do governador e cassar seus direitos políticos por oito anos.

Passo a passo

1. Processo da Alerj é enviado ao Tribunal de Justiça (TJ-RJ);

2. Deputados que querem integrar o tribunal misto lançam candidatura - previsto para ocorrer nesta sexta (25);

3. Eleição na Alerj para escolher os cinco deputados membros do tribunal misto - prevista para terça-feira (29);

4. Cinco dias após a publicação no Diário Oficial, na segunda-feira (28), o presidente do TJ-RJ vai sortear os cinco desembargadores que vão compor o tribunal misto;

5. Tribunal misto nomeia relator por sorteio (pode ser um deputado ou um desembargador);

6. Presidente do TJ-RJ preside o tribunal misto;

7. Após a escolha do relator, Witzel é notificado e tem 15 dias para apresentar defesa;

8. Após a apresentação da defesa, relator vota se é contra ou a favor da instauração do processo;

9. Tribunal misto vota se afasta definitivamente ou não o governador;

10. Comissão tem até 180 dias para conclusão sobre o pedido de impeachment - o prazo estimado para conclusão é de 120 dias.

Edição: Mariana Pitasse