Rio de Janeiro

TEMPO REAL

Deputados do Rio votam impeachment do governador Wilson Witzel; acompanhe ao vivo

Governador afastado pelo STJ desistiu de fazer a defesa presencialmente para deputados na Casa legislativa

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Alerj plenário
Sessão começou às 15h desta quarta-feira (23) e estará aberta ao pronunciamento dos 25 partidos da Alerj e ao governador afastado - Alerj/Divulgação

Os deputados estaduais iniciaram na tarde desta quarta-feira (23) a sessão de votação do processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC). A previsão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) é que a votação dure algumas horas, já que cada um dos 25 partidos representados na Casa terão até uma hora para se pronunciar sobre o processo.

Saiba mais: Acompanhe ao vivo a sessão de votação do impeachment

Afastado do cargo pelo prazo de até 180 dias desde o dia 28 de agosto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), Wilson Witzel terá uma hora para fazer sua defesa no Plenário. Havia a expectativa de que o governador afastado pudesse comparecer à Alerj para se pronunciar, mas a assessoria informou que ele falará aos deputados por videoconferência.

Se o relatório, elaborado na Comissão Especial e que recomenda o seguimento do processo, for aprovado por um terço dos deputados (47 votos de 70), será formada uma comissão mista com cinco parlamentares da Alerj e cinco membros do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A comissão mista será presidida pelo presidente do TJ-RJ e cabe a ele o "voto de minerva" em caso de empate.

Leia também: Entenda a denúncia e o teor do relatório com as acusações contra Wilson Witzel

Se a comissão mista formada pelo Legislativo e pelo Judiciário fluminense aprovar o impeachment, Witzel então é afastado definitivamente do cargo. Eleito no final de 2018, Witzel terá, então, permanecido pela metade do mandato no cargo. Atualmente, o estado do Rio é governado por Cláudio Castro (PSC). Acompanhe mais informações sobre a sessão no Brasil de Fato

Edição: Eduardo Miranda