Rio de Janeiro

Eleições 2024

Artigo | Transformar as cidades e enfrentar a extrema direita é tarefa também do Sul Fluminense

Precisamos, nessas eleições, apresentar um projeto viável e responsável com o meio ambiente na região

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Em Valença, também no Sul do estado, entendemos que a defesa da realização de concurso público e da valorização de servidores é central - Jean Tavares

As eleições municipais se aproximam e é necessário novamente nos mobilizarmos para transformar a realidade das cidades do Sul Fluminense. Em nossa região, a questão ambiental é premente, não só por causa do lixo ambiental produzido pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), localizada em Volta Redonda, mas porque o modo como nos relacionamos com o meio ambiente é um dos fatores responsáveis por problemas como enchentes, queda de encostas e estradas, e outros que geram tragédias para a população, especialmente as mais pobres.

Precisamos, nessas eleições, apresentar um projeto viável e responsável com o meio ambiente, capaz de prevenir as constantes mortes e perdas de materiais provocadas pelas chuvas.

Leia também: RJ: Decreto inclui "pó preto" da CSN na lista de monitoramento da qualidade do ar

Outra tarefa, tão urgente quanto, é derrotar a extrema-direita representada pelas pautas bolsonaristas, levadas a cabo por políticos de diversas matizes partidárias em nossa região. Para isso, é essencial construirmos frentes de esquerdas com partidos e setores das sociedades que estiveram conosco nas eleições de 2022. Manter a tática de unidade de esquerda que construiu a vitória de Lula é importante. 

Sabemos da dificuldade em implementar esta estratégia, visto que nas eleições municipais muitos setores são cooptados no interior do estado do Rio de Janeiro, especialmente nas cidades do Sul Fluminense. Mas é preciso, dentro dos limites e possibilidades de cada município, buscar unidade, ainda que seja com setores da sociedade civil organizada. 

Essas frentes devem ser norteadas por um programa municipal de ampliação de direitos, da defesa de valores coletivos-democráticos, de preparação das cidades para combater e prevenir os desastres climáticos, de ampliação da participação popular e de combate à extrema direita.

Em Valença, também no Sul do estado, entendemos que a defesa da realização de concurso público e da valorização de servidores e profissionais da educação é tema central desse processo, assim como o combate ao descaso na saúde, onde há falta de remédios básicos na farmácia municipal e demora demasiada no atendimento à população. 

Além disso, água e saneamento continuam sendo um problema que aflige cotidianamente nossa população. Há bairros que sofrem com falta de água por semanas, e a qualidade da água e o preço elevado da tarifa são reclamações recorrentes da população como um todo. O município também não cumpre o que estabelece o Marco Regulatório do Saneamento Básico, sendo certo que até a presente data não houve audiências públicas para definir o sistema de gestão a ser implantado. 

A esquerda, com unidade programática, tem chance real de eleger parlamentares e enfrentar a velha política dos Graças e dos Corrêas dentro da câmara municipal, que por muitos anos mantêm o controle das diversas instituições de Valença. Um dos caminhos para alcançar esse objetivo é retomar as mobilizações que deram a Lula 57% dos votos no segundo turno das eleições de 2022 na cidade. A participação e mobilização popular são essenciais na busca desta vitória.

*Chico Lima, advogado e militante pelos diretos humanos.

Edição: Mariana Pitasse