Coluna

Tangos e tragédias

Imagem de perfil do Colunistaesd
O ultraliberal de extrema direita Javier Milei foi eleito presidente da Argentina no último domingo (19) - DIEGO LIMA / AFP
Longe de rumar para uma unidade maior, a América Latina parece cada dia mais uma colcha de retalhos

Olá, aos ouvidos de Lula, chegam o som triste do tango argentino, o sertanejo universitário choroso da Faria Lima e o heavy metal descompassado do Congresso.

.Milei presidente: vitória da extrema direita na Argentina é projeto costurado no Brasil. Conheça as conexões do bolsonarismo com o novo presidente argentino. Na Agência Pública.

.O ocaso por meio da catástrofe. O economista marxista Eleutério Prado apresenta seu novo livro, onde analisa as atuais tendências do capitalismo global. No Outras Palavras.

.'Muitas gerações vão viver com clima mais extremo'. No Correio Braziliense, o climatologista Carlos Nobre fala sobre o atraso brasileiro no combate ao aquecimento global e as previsões para as próximas gerações.

.O clube dos bilionários se consolida na política. No GGN, Luis Nassif escreve sobre a atuação política dos bilionários e o seu papel no fortalecimento da ultradireita no Brasil.

.O WikiLeaks mudou o jornalismo. A extradição de Julian Assange pode destruí-lo.  No Intercept, uma entrevista inédita com Stella Assange, esposa de Julian Assange e militante da sua liberdade.

.Livro retrata o desaparecimento do militante João Massena Melo. "Era uma vez um quintal" conta a história do militante comunista em formato lúdico para crianças. No GGN.

.Livro resgata a obra do músico negro de choro Esmeraldino Salles e o retira da invisibilidade. No Jornal da USP, o resgate da trajetória do músico negro que aproximou o choro do Jazz.

* Ponto é editado por Lauro Allan Almeida Duvoisin e Miguel Enrique Stédile.

** Este é um artigo de opinião e não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Geisa Marques