Coluna

O Haiti é aqui

Imagem de perfil do Colunistaesd
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou plano para enfrentamento ao crime organizado - Valter Campanato/Agência Brasil
Não existe assunto mais delicado para a esquerda do que a segurança pública

Olá!
Com Lula em repouso temporário, o país já parece sem comando: crise na segurança pública, violência política e conflito entre poderes. Leia esta edição ao som de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

.Faroeste. Não existe assunto mais delicado para a esquerda do que a segurança pública. Mas há episódios como os sucessivos casos de violência da polícia baiana e o assassinato de três médicos no Rio que obrigam a se quebrar o silêncio. Somente em setembro, 56 pessoas foram mortas pela polícia da Bahia, quase duas por dia, e a corporação ultrapassou o Rio de Janeiro no ranking nacional de estados onde a polícia mais mata. O caso é emblemático de que quando a esquerda não sabe o que fazer, acaba chancelando a violência policial, já que “não se combate o crime com rosas”.

O constrangimento foi suficiente a ponto do ministro Flávio Dino anunciar às pressas o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc) antes mesmo do episódio da execução no Rio. O Programa repete velhos vícios, além de poucos recursos, concentra as ações nos estados com maior violência policial, Rio e Bahia, reforçando o mesmo aparato. A prática é um dos três equívocos dos governantes em relação à segurança, segundo os pesquisadores Daniel Cerqueira e Renato Sérgio de Lima: primeiro, apostar na guerra às drogas e encarceramento em massa; segundo, acreditar que o uso indiscriminado de força pelas polícias vai resolver algum problema; e, por fim, pensar que segurança pública é assunto só de polícia. Como resultado, as ações têm efeito placebo, supostamente resolvem até a próxima crise. Prova disso são os nove planos de segurança que o país já teve nas últimas duas décadas. Mesmo assim, ou justamente por isso, é que a experiência brasileira na área de segurança pública vai ser usada no Haiti

.México: um caso singular de antineoliberalismo. No Outras Palavras, como López Obrador enfrentou a corrupção, o clientelismo e investiu em programas sociais.

.Cresce o número de evangélicos e católicos contra prisão por aborto. Na Piauí, infográfico demonstra como a percepção contrária à prisão por aborto cresceu nos últimos anos, inclusive entre católicos e evangélicos.

.Grilagem do clima: empresas usam terras públicas para lucrar no mercado de créditos de carbono. Na Rede Brasil Atual, o esquema de fraudes de grileiros na Amazônia para lucrarem com os créditos de carbono.

.Conheça livros de ficção que abordam ecologia e emergência climática. No portal Headline, uma seleção de literatura para pensar sobre o aquecimento global e suas consequências.

.A dramática seca na Amazônia em imagens. Na Agência DW, ensaio fotográfico sobre a histórica estiagem que atinge a Amazônia.

.Vânia: A História de uma Revolucionária. No YouTube, os quinze episódios da minissérie documental que reconstrói a trajetória da economista Vânia Bambirra, economista e militante.

*Ponto é editado por Lauro Allan Almeida Duvoisin e Miguel Enrique Stédile.

**Este é um texto de opinião e não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Geisa Marques