Rio de Janeiro

crime

RJ: jovem suspeito de criar grupo no Discord vai responder por estupro de vulnerável

Pedro Ricardo, conhecido na internet como King, de 19 anos, foi encontrado por agentes na casa da avó

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
King é apontado pela polícia como criador do grupo onde membros praticavam atos de violência extrema - Reprodução

Na última quinta-feira (13), a Polícia Civil do Rio indiciou Pedro Ricardo Conceição da Rocha, de 19 anos, conhecido na internet como King. Ele é apontado como criador do principal grupo na plataforma Discord onde eram praticados estupros virtuais e indução a automutilação e suicídio.

Lei mais: RJ: polícia apreende adolescentes por estupro e indução a automutilação na internet

King foi preso no início do mês em uma segunda fase da operação Dark Room (quarto escuro, em inglês) da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV). Ele foi encontrado em Teresópolis, na região serrana, escondido na casa da sua avó. A ação cumpriu três mandados de busca e apreensão e um de prisão. 

Com a conclusão do inquérito, Pedro Ricardo vai responder por associação criminosa; divulgação e armazenamento de arquivos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil; estupro de vulnerável; e induzimento, instigação ou auxílio a suicídio ou a automutilação. 

A Polícia Civil também representou pela conversão da prisão temporária em prisão preventiva, por prazo indeterminado. Na primeira etapa da operação, dois adolescentes de 14 e 17 anos foram apreendidos em Pedra de Guaratiba e no município de Volta Redonda, no sul fluminense.

De acordo com as investigações, a plataforma Discord era utilizada por um mesmo grupo de jovens de várias regiões do país para cometer atos de extrema violência, divulgar pedofilia, zoofilia e apologia ao racismo e nazismo.

Além disso, adolescentes eram chantageadas e constrangidas a se tornarem escravas sexuais dos líderes do grupo, que cometiam "estupros virtuais". Durante o ato, as meninas eram xingadas, humilhadas e obrigadas a se automutilar. As ações era transmitida ao vivo para os integrantes.

*Com informações do jornal O Globo

Edição: Clívia Mesquita