Rio de Janeiro

SEM VIOLÊNCIA

Prefeitura do Rio lança aplicativo Escola Segura

Programa conta com botão de emergência e pretende monitorar ocorrências de violência nas 1.549 unidades da rede

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Durante esta semana, gestores escolares vão passar por um treinamento sobre utilização do aplicativo - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Na última segunda-feira (24), a prefeitura do Rio de Janeiro lançou o aplicativo Escola Segura. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo é fazer um acompanhamento e monitoramento de todas as ocorrências de diferentes tipos de violência nas 1.549 unidades da rede. Apenas a equipe gestora das escolas tem acesso à plataforma. 

No aplicativo, a equipe gestora deve identificar qual é o tipo de situação apontada na respectiva escola. É possível reportar operações policiais; furto, roubo e vandalismo; violência entre estudantes; violência autoprovocada; acidentes na escola; princípio de incêndio ou incêndio; chuvas; ameaça de ataque à escola; ataque com arma de fogo e/ou objetos perfurocortantes ou não, com intenção de ferir; e ameaça de artefato explosivo no espaço escolar. Os dados gerados pelo aplicativo emitem um alerta e sinalizam qual tipo de atuação é necessária naquela escola. 

“E temos uma funcionalidade em tempo real, que é o botão de emergência, que aciona nossa Gestão de Segurança Escolar e o Centro de Operações. Em 10 segundos, o botão é acionado e rapidamente toda a ajuda já é mobilizada. O grande ponto é estarmos preparados para todas as ocorrências que possam acontecer”, declarou o secretário de Educação Renan Ferreirinha.

Leia também: MEC inicia consulta pública sobre o Novo Ensino Médio

Durante esta semana, os gestores escolares vão passar por um treinamento sobre a utilização do aplicativo, além de poderem se cadastrar. Segundo a prefeitura, uma central de dúvidas no Whatsapp será disponibilizada para ajudar os profissionais. O aplicativo não substitui o 190, número de emergência policial.
 

Edição: Jaqueline Deister