Rio de Janeiro

8 DE JANEIRO

No Rio, operação que investiga atos golpistas prende tenente-coronel da Aeronáutica

Euro Brasílico Vieira Magalhães é uma das 16 pessoas que foram alvo de mandados de prisão decretados pelo STF

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Em canal no Youtube, militar registrou participação no ato golpista em Brasília - Reprodução/Redes sociais

Nesta terça-feira (18), a Polícia Federal prendeu no Rio de Janeiro o tenente-coronel da Aeronáutica Euro Brasílico Vieira Magalhães na 10ª fase da Operação Lesa Pátria. A operação, que investiga os atos golpistas do dia 8 de janeiro, busca identificar pessoas que "participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram" os ataques.

Leia mais: 

O tenente-coronel é uma dos 16 pessoas que foram alvo de mandados de prisão decretados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A PF também cumpre 22 mandados de busca e apreensão em oito estados.

Nas redes sociais, o militar compartilha vídeos em manifestações a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de caráter golpista. Também há publicações em que Euro Brasílico defende intervenção militar, questiona o resultado das urnas e ataca o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em uma de suas últimas postagens antes de ser detido, o tenente-coronel pede a "liberdade dos patriotas" presos após os ataques na capital federal. Ele também mantinha um canal no Youtube onde registrou sua participação no "QG do Exército" em Brasília.

A PF investiga os crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

 

Edição: Clívia Mesquita