Rio Grande do Sul

8 DE JANEIRO

Ato em defesa da democracia em Porto Alegre será no Sindibancários

Manifestações ocorrem em todo o país para marcar um ano do golpismo bolsonarista na Praça dos Três Poderes

Brasil de Fato RS | Porto Alegre |
Atos marcam um ano da invasão de manifestantes ao Congresso, STF e Palácio do Planalto - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Representantes de movimentos populares e sindicais, além de partidos políticos, organizam uma série de atos para marcar um ano do golpismo bolsonarista na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Em Porto Alegre, o “Ato pela Democracia” será das 17h às 19h no Sindicato dos Bancários (Sindbancários).

:: 'Democracia Inabalável': ato no Congresso reunirá chefes de Poderes para relembrar um ano dos ataques golpistas de 8 de janeiro ::

A manifestação na capital gaúcha foi organizada e convocada por centrais sindicais gaúchas e contará com a participação de sindicatos, políticos, movimentos e órgãos jurídicos do estado, como o ex-governador Tarso Genro e o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. O evento será transmitido pela internet, através dos canais da Central Única dos Trabalhadores do RS (CUT-RS) no Facebook e no Youtube.

Confirmaram presença no ato representantes do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), do Partido Verde (PV), do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), da REDE Sustentabilidade, do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Também estarão presentes, além da CUT, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Força Sindical, a Intersindical Central da Classe Trabalhadora, a União Geral dos Trabalhadors (UGT), a Pública Central do Servidor e o Fórum pelos Direitos e Liberdades Democráticas.

“A iniciativa surge em resposta aos acontecimentos do dia 8 de janeiro de 2023, quando golpistas apoiadores do inelegível Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos três poderes em uma tentativa fracassada de golpe. O Ato pela Democracia no RS reforça o compromisso do povo gaúcho com a preservação da democracia e será uma oportunidade de expressar repúdio a qualquer tentativa de enfraquecer os princípios e instituições democráticas”, afirma o Diretório Estadual do PT-RS.

Atos pelo país

Diversas cidades brasileiras terão atos no dia 8 de janeiro. Mas as manifestações já começam neste domingo (7), quando acontece o "Ato em Defesa da Democracia" em Brasília. A concentração está marcada para 10h, no Eixão, altura da 208 Norte. O ato é organizado por lideranças do PT no Distrito Federal.

O ato dos movimentos e partidos políticos na capital federal foi marcado para domingo para não concorrer com o ato institucional que vai reunir líderes dos três Poderes e representantes do governo. O ato "Democracia Inabalada" acontece no próprio dia 8, no Congresso Nacional, a partir das 14h.

Para o ato institucional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou a participação de ministros e ministras. Também confirmaram presença o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso.

O governador gaúcho, Eduardo Leuite (PSDB), anunciou que vai participar do ato com Lula e os demais chefes de Estado. Segundo sua assessoria de imprensa, mesmo com a participação no evento, o governador segue de férias até o dia 10 de janeiro.


 
 

 

 

Edição: Marcelo Ferreira