Rio de Janeiro

História

Perto de completar 100 anos, Palácio Tiradentes reabre suas portas com visita guiada

Palácio foi reformado e preparado para visitas depois que a sede da Alerj se mudou para  Edifício Lúcio Costa, o Alerjão

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Prédio foi inaugurado em maio de 1926, há quase 100 anos, como sede da Câmara dos Deputados, quando o Rio era capital federal
Prédio foi inaugurado em maio de 1926, há quase 100 anos, como sede da Câmara dos Deputados, quando o Rio era capital federal - Tomaz Silva/ Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (17), estão reabertas as visitas ao Palácio Tiradentes, que abriga a sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) desde 1975. 

Quem for ao local com agendamento prévio, recebe uma aula de história do Brasil enquanto explora a quase secular arquitetura do prédio, que foi inaugurado em maio de 1926, há quase 100 anos, como prédio da Câmara dos Deputados, quando o Rio era capital federal antes da construção de Brasília. A visita guiada é gratuita.

Leia mais: Operação na Maré (RJ) leva pânico e medo aos moradores da favela

Entre as novidades da reabertura, que também é feita neste período em comemoração ao Dia de Tiradentes, celebrado na próxima sexta (21), está o histórico e restaurado Salão Nobre. O espaço ganhou novas cortinas e teve o mobiliário de madeira de lei, estátuas e lustres de época recuperados.

O palácio foi reformado e preparado para visitas depois que a sede da Alerj se mudou para  Edifício Lúcio Costa, apelidado como “Alerjão”, na Cidade Nova. Mesmo com a mudança, o palácio continua servindo ao Legislativo do estado, recebendo sessões solenes, encontros e recepções oficiais, além das visitas guiadas. 

As visitas devem ser agendadas pelo e-mail [email protected]. Há vagas para 50 visitantes de manhã e 50 à tarde, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Edição: Mariana Pitasse