Rio de Janeiro

VIOLÊNCIA

Operação na Maré (RJ) leva pânico e medo aos moradores da favela

um homem morreu e outro ficou ferido durante a ação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Operação começou por volta de meia-noite na favela da Maré - Foto: Reprodução

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar realizou, na manhã desta segunda-feira (17), uma ação no Conjunto de Favelas da Maré, na zona Norte do Rio de Janeiro. A incursão levou pânico à comunidade e deixou um homem morto e outro ferido.

Vídeos que circulam nas redes sociais desde meia-noite mostram o desespero das pessoas que vivem na comunidade com a ação policial.  
A deputada estadual Renata Souza (Psol) usou as redes sociais para criticar a política de segurança pública do governador Claudio Castro (PL). A parlamentar afirmou no post que “a dignidade humana não pode ter CEP”. 

Na sexta-feira (14), durante um evento na Casa de Mulheres da Maré, a deputada, junto com 70 mulheres, precisou se abrigar do intenso tiroteio que ocorreu na favela por conta de uma operação da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Polícia Civil.

A ação também afetou a comunidade escolar. De acordo com o Extra, duas escolas da rede estadual e 23 da rede municipal, onde estudam 8.274 alunos, suspenderam as aulas. A Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva também suspendeu o atendimento na manhã desta segunda.

A PM informou que Durante a ação houve a apreensão de duas pistolas, 814 embalagens de haxixe, munições, dois carregadores e munições e dois homens foram encontrados feridos. Segundo a polícia, o socorro foi feito ao Hospital Estadual Getúlio Vargas e um dos homens morreu. As ocorrências foram encaminhadas para a 21ª DP e para a Delegacia de Homicídios da Capital.

Edição: Jaqueline Deister