Rio de Janeiro

Série Prata

RJ: Sereno de Campo Grande e União de Maricá desfilam na Sapucaí em 2024

Escola de Maricá vai estrear na Série Ouro do carnaval carioca enquanto campeã festeja retorno após uma década

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Além da campeã, União de Maricá e União do Parque Acari também conquistaram uma vaga na Série Ouro, na Marquês de Sapucaí - Hector Santos/Subprefeitura da Zona Norte

A Sereno de Campo Grande foi a grande campeã do Série Prata do Carnaval 2023. Após 10 anos, a escola de samba da zona oeste do Rio de Janeiro voltará a disputar a Série Ouro, na Marquês de Sapucaí, em 2024. A apuração aconteceu na noite da última terça-feira (28) no Parque Madureira, na zona Norte da cidade.

Leia mais: 'Carnaval absorve trabalhadores que o mercado exclui', diz diretor da Imperatriz Leopoldinense

Com o enredo “As três princesas turcas no reino de pindorama”, do carnavalesco Thiago Avis, a Sereno de Campo Grande apresentou a saga das princesas cultuadas no Tambor de Mina fazendo uma viagem das terras Turcas até a praia dos Lençóis, na Bahia. Assim, a escola mostrou o encontro com as crenças dos povos originários.

A vice-campeã União de Maricá exaltou a cultura e o povo nordestino com o enredo “Eu sigo nordestino”, do carnavalesco Renato Figueiredo. A agremiação vai desfilar pela primeira vez na Sapucaí em 2024.

Também estarão no Sambódromo no próximo ano, além da vice-campeã União de Maricá, a União do Parque Acari, respectivamente com 269,9 e 269,7 pontos. A amarelo, rosa e branca da zona Norte carioca levou para a avenida o enredo “Uma Doce Ilusão no Mundo da Imaginação” do carnavalesco André Tabuquine.

Os desfiles na Nova Intendente aconteceram no último final de semana na passarela da Avenida Ernani Cardoso, uma das principais vias do subúrbio carioca.

Leia também: Com enredo sobre Lampião, Imperatriz Leopoldinense vence o carnaval do Rio

Foram rebaixadas para Série Bronze as três últimas colocadas de cada dia de desfiles: Acadêmicos do Peixe, Rosa de Ouro, Raça Rubro-Negra, Acadêmicos da Diversidade, União do Parque Curicica e São Cristóvão. 

A Superliga Carnavalesca também realizou nesta terça (28) a apuração da Série Bronze. Com 269,1 pontos, a Flamanguaça se sagrou campeã. Ela sobe à Série Prata em 2024 junto com Tubarão de Mesquita, Unidos da Barra da Tijuca, Concentra Imperial e Feitiço Carioca.

As seguintes escolas de samba foram rebaixadas para o Grupo de Avaliação: Unidos de Villa Kennedy, Unidos de Manguinhos, Unidos do Cabral e Império de Petrópolis, esta última ausente do desfile.

No Grupo de Avaliação, o título ficou com a Alegria do Vilar, de São João do Meriti, na Baixada Fluminense. A escola fez 178,3 pontos e foi seguida por mais quatro escolas que também subirão à Série Bronze em 2024: Império de Brás de Pina, TPM, Império de Nova Iguaçu e Unidos de Cosmos.

Edição: Clívia Mesquita