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UFRJ relança edital de licitação para concessão do "novo Canecão", na zona sul do Rio

Período de concessão é de 30 anos e empresa vencedora precisará fazer intervenções em instalações acadêmicas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
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Segundo o edital, uso do nome “Canecão” não é obrigatório, já que o espaço pode ser batizado com a marca de um patrocinador - Divulgação

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) relançou nesta quinta-feira (5) o edital de licitação para a concessão do "novo Canecão", no campus da Praia Vermelha, na zona sul do Rio. O local funcionou como a casa de show Canecão entre o final dos anos 1960 até 2010, quando o espaço foi retomada pela UFRJ.

Na primeira tentativa, realizada no mês passado, não houve candidatos. Desta vez, tanto a etapa de entrega de propostas quanto a abertura dos envelopes e fase de lances acontecerão na mesma data e local: dia 2/2, no Centro de Convenções do Ventura Corporate Towers (Avenida República do Chile, 330, Centro) – a primeira parte das 9 às 11h e a segunda às 16h.

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O novo edital traz algumas novidades em relação ao anterior com o objetivo de diminuir restrições à entrada de potenciais licitantes. O valor mínimo para outorga não foi alterado, permanecendo em R$ 625 mil.

O período de concessão do espaço é de 30 anos. A empresa vencedora precisará fazer intervenções que chegam a R$ 137,7 milhões em todo o projeto, sendo R$ 53,7 milhões nas instalações acadêmicas e R$ 84 milhões na parte cultural.

Além de investir em equipamentos culturais, quem vencer terá que dar contrapartidas in natura para a UFRJ: construir um restaurante universitário no campus Praia Vermelha com capacidade para fornecer duas mil refeições por dia, além de dois prédios acadêmicos no mesmo campus. Isso possibilitará que o Palácio Universitário concentre atividades de pesquisa e extensão das unidades ali atuantes.

A limitação da taxa de ocupação é de 30% e o gabarito é de 20 metros, com pelo menos 70% de área de livre circulação. A UFRJ terá direito a uso de 270 dias por ano do Espaço Ziraldo e a 50 dias por ano do espaço cultural multiuso.

A área total com intervenções tem 15 mil metros quadrados entre as imediações do Shopping Rio Sul, onde ficava o antigo Canecão, e o novo espaço multiuso (próximo ao campo de futebol). A ideia é que esse espaço vire uma nova área pública de lazer. 

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Para ser elegível à concorrência, a empresa precisa comprovar que tem experiência ou conta com um parceiro que já administrou espaços multiuso com capacidade para pelo menos mil pessoas.

O projeto conceitual prevê que o “novo Canecão” será em formato multiuso. Mas há a exigência de que a empresa selecionada ofereça pelo menos três mil lugares no módulo “show”, com público em pé, ou 1,5 mil lugares sentados. O uso do nome “Canecão” não é obrigatório, já que o espaço pode ser batizado com a marca de um patrocinador, o que é conhecido como naming rights.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concluiu que a ausência de propostas na primeira rodada se deveu ao período de fim de ano e o cenário de transição de governo em nível federal, com uma alegada insegurança em relação às definições e compromissos assumidos pelo governo federal passado.

Edição: Eduardo Miranda