Rio de Janeiro

CULTURA

Alerj quer reabrir Canecão, palco de nomes da MPB como Elis Regina e Chico Buarque

Casa de shows na Zona Sul do Rio pertence à UFRJ e está fechada há dez anos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Canecão Rio
Disputas judiciais entre a UFRJ e o detentor da marca mantêm a casa de shows fechada há anos - Divulgação

Os deputados estaduais votam nesta terça-feira (11) um projeto de lei para firmar parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para reformar e reabrir a casa de shows Canecão, em Botafogo, Zona Sul da cidade. O objetivo é que o local, fechado há dez anos, se torne um espaço cultural multiuso e centro de memória da música popular brasileira.

O Canecão foi inaugurado em 1967 e rapidamente se tornou uma das principais referências nacionais para espetáculos de médio e grande portes e foi o palco que consagrou nomes da nossa música, como Elis Regina, Maysa, Chico Buarque e Elymar Santos, que pagou para se apresentar no local e lançar sua carreira.

Leia também: Artigo | Chico Buarque, intérprete do Brasil

O fechamento da casa tem relação com uma disputa judicial entre a UFRJ e os administradores do Canecão. Em 2010, a UFRJ, proprietária do imóvel, conseguiu a reintegração de posse depois de muitos anos na Justiça. Somente em 2013, a universidade foi autorizada a usar plenamente o prédio. Até então, a UFRJ era obrigada a fazer a guarda de bens deixados no local pelo detentor da marca Canecão, Mário Priolli, já falecido.

O projeto é de autoria do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), e dos deputados Eliomar Coelho (Psol), Flávio Serafini (Psol) e Waldeck Carneiro (PT). Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa, Waldeck disse que a Alerj tem feito parcerias com a comunidade científica do estado do Rio.

Edição: Eduardo Miranda