Rio de Janeiro

É oficial

Primeira deputada sem terra do Rio terá "diplomação popular" no Armazém do Campo

Marina do MST vai ocupar uma cadeira na Alerj, após conquistar mais de 46 mil votos nas últimas eleições

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Dirigente nacional do MST, Marina foi eleita deputada estadual com amplo apoio de movimentos sociais e de favelas do Rio - @pablovergarafotografia

Na próxima sexta-feira (16), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organiza o tradicional encontro de amigas e amigos do movimento no Armazém do Campo do Rio de Janeiro, localizado na Lapa. O evento de final de ano será marcado pela cerimônia de "diplomação popular" da deputada estadual eleita pelo PT no Rio de Janeiro Marina do MST.

O convite para o ato relembra que os últimos anos foram de resistência "diante de um governo fascista, negacionista, marcado pelo avanço do capital em múltiplas áreas, por uma ação genocida que nos negou o direito à vacina". 

Leia mais: No Complexo do Alemão (RJ), parlamentares se comprometem com demandas de moradores da favela

Apesar dos desafios, o MST ressalta que 2022 foi o ano de recuperação da democracia com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira mulher sem terra a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

"Avançamos na Reforma Agrária Popular no estado do Rio, com a produção agroecológica nos assentamentos, organização de acampamentos, fortalecimento do Armazém do Campo. Recuperamos a democracia com a eleição do Presidente Lula e elegemos a 1ª Mulher Sem Terra para a Alerj, a Marina do MST", diz o texto

Nascida no Paraná, Lucia Marina dos Santos vive na capital carioca desde 1996. Quando chegou no Rio de Janeiro, já integrava o MST havia sete anos. Na cidade, fez graduação em serviço social e mestrado em geografia.  

Marina foi eleita deputada estadual com amplo apoio de movimentos sociais e de favelas do Rio tendo como bandeiras primordiais a luta por soberania alimentar, agroecologia e o combate à fome. 

A cerimônia de diplomação da Alerj será realizada no Theatro Municipal, também na próxima sexta (16), às 10h30. Ao todo, 121 pessoas eleitas para os cargos de deputados estadual e federal, senador, suplente de senador, governador e vice-governador receberão seus diplomas da Corte Eleitoral fluminense.

Serviço

Encontro de Amigas e Amigos do MST

Sexta (16/12), às 19h

Armazém do Campo (Av. Mem de Sá, nº 135, Lapa, Rio)

 

 

Edição: Clívia Mesquita