Rio de Janeiro

Como fica?

Universidades públicas do Rio de Janeiro revisam o uso obrigatório de máscaras contra covid

UFRJ e Uerj tornaram proteção novamente obrigatória; enquanto UFF e UFRRJ voltaram a recomendar o uso

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A transmissão local da subvariante da ômicron, a BQ.1, já havia sido confirmada desde o início de novembro - Tânia Rêgo / Agência Brasil

As universidades públicas do Rio de Janeiro voltaram a revisar seus posicionamentos sobre o uso das máscaras de proteção contra a covid dentro dos campi. Na última semana, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) retomaram o uso obrigatório das máscaras, enquanto a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) voltaram a recomendar a proteção.

A transmissão local da subvariante da ômicron, a BQ.1, já havia sido confirmada desde o início de novembro. A primeira pessoa a ser detectada com o vírus foi uma moradora da zona Norte do Rio que já havia sido vacinada e não teve sintomas graves. 

Leia também: Retorno obrigatório do uso de máscaras de proteção é descartado pela Prefeitura do Rio

No entanto, a Prefeitura do Rio de Janeiro ainda não está considerando o retorno obrigatório do uso das máscaras de proteção. O secretário de Saúde Daniel Soranz afirmou a jornalistas, na última quarta-feira (23), que cada cidadão segue livre para optar pela utilização do item de segurança em qualquer local. 

Confira as medidas adotadas pelas universidades no Rio:

UFRJ

O uso de máscaras voltou a ser obrigatório em espaços fechados dos campus, salas de aulas, ônibus internos e intercampis. A mudança foi comunicada no dia 23 de novembro em uma decisão da Reitoria da universidade.

A UFRJ afirma ainda que além do uso de máscaras, é importante realizar exames caso apresente sintomas. De acordo com a universidade, o Centro de Triagem Diagnóstica, localizado na Cidade Universitária do Rio, funciona diariamente das 8h às 13h para testagem de alunos e funcionários.

Uerj

Na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o passaporte vacinal e o uso de máscaras são itens obrigatórios para ingressar nos prédios da faculdade. A prevenção não é apenas em ambientes fechados mas em toda a área da universidade.

Quem suspeitar da doença, seja aluno ou funcionário, pode utilizar os seguintes prédios para realizar o exame: Térreo do Bloco A do campus Maracanã (dias úteis, das 8h às 14h) e Policlínica Universitária Piquet Carneiro (dias úteis, das 8h às 10h).

UFRRJ

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro recomenda o uso de máscaras faciais para prevenir a transmissão desde o início do mês. De acordo com o Comitê da universidade, uma reunião será feita em breve para discutir a necessidade de mudanças nas recomendações.

O Comitê completa dizendo que quem apresentar sintomas deve procurar atendimento médico e não comparecer à universidade presencialmente.

UFF

A recomendação na Universidade Federal Fluminense é para o uso de máscaras em ambientes fechados e para completar o esquema vacinal, incluindo doses de reforço. A faculdade recomenda o afastamento caso apresente sintomas ou tenha indicação médica. A UFF completa indicando a higienização das mãos e boa alimentação.

 

Edição: Mariana Pitasse