Rio de Janeiro

ELEIÇÕES 2022

RJ: Saiba quem desistiu das eleições ou irá participar do pleito com pendências na justiça

Nomes polêmicos da política fluminense tiveram candidaturas consideradas inaptas ou “indeferidas com recurso"

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Rio de Janeiro teve 2.785 pedidos de registro de candidaturas, 68 foram consideradas inaptas - Nelson Jr./ ASICS/ TSE

*Atualizada em 14/09 às 17:16

Na segunda-feira (12) encerrou o prazo para os julgamentos dos pedidos de registro de candidaturas e também para a substituição de candidatos. No Rio de Janeiro, nomes conhecidos e polêmicos da política fluminense tiveram candidaturas consideradas inaptas ou “indeferidas com recurso”, ou seja, concorrerão aguardando uma decisão final da justiça eleitoral.

Leia mais: TRE-RJ suspende repasse de recursos para campanha do ex-governador Wilson Witzel

Entre os candidatos com a situação “indeferida com recurso” pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) estão Daniel Silveira (PTB), que tenta uma vaga no Senado Federal; Wilson Witzel (PMB), candidato ao governo do estado; e Zito (PSD), ex-prefeito de Duque de Caxias, que tenta uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). 

Neste caso, os candidatos que concorrem “sub judice” poderão realizar todos os atos de campanha, inclusive participar do horário eleitoral gratuito e obter votos no dia da eleição. Os votos obtidos pelos candidatos nesta condição são registrados, porém, ficam "congelados", sendo apenas contabilizados após o trânsito em julgado da decisão que deferir sua candidatura.

Leia mais: Corrupção, improbidade... Parlamentares bolsonaristas lideram pendências judiciais

Já Gabriel Monteiro (PL), que concorria a uma vaga para deputado federal; Washington Reis (MDB), que era vice-governador na chapa de Claudio Castro (PL); e Anthony Garotinho (União), então candidato a deputado federal, apresentaram pedido de renúncia ao TRE-RJ e estão fora da corrida eleitoral neste ano.

De acordo com dados divulgados pela Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Rio de Janeiro teve 2.785 pedidos de registro de candidaturas. Ao todo, 2.718 foram consideradas aptas e 172 candidaturas irão concorrer com a situação “indeferida com recurso”. O número de inaptas foi de 67, desse total, 54 foram de candidatos que renunciaram.

Edição: Mariana Pitasse