Rio de Janeiro

ELEIÇÕES 2022

TRE-RJ indefere pedido de candidatura de Washington Reis, vice na chapa de Claudio Castro

Decisão ainda cabe recurso no TSE; coligação tem prazo de 10 dias para substituir o registro de Reis

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O ex-prefeito de Duque de Caxias foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes contra o meio ambiente e contra a administração pública em 2016 - Foto: Reprodução/Facebook

Nesta terça-feira (6), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu, por unanimidade, o pedido de registro de candidatura de Washington Reis (MDB) ao cargo de vice-governador na chapa de Cláudio Castro (PL). 

Segundo o relator do processo, desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, o candidato estaria inelegível por ter contra si condenação proferida por órgão judicial colegiado. Em 2016, Washington Reis foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes contra o meio ambiente e contra a administração pública.

Na mesma sessão, por unanimidade, o Colegiado do TRE-RJ deferiu o pedido de registro de candidatura de Cláudio Castro (PL) ao cargo de governador. De acordo com a legislação eleitoral, a coligação pode, no prazo de dez dias, substituir candidato que teve seu registro indeferido. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia mais: Ipec aponta Cláudio Castro com 26% no Rio de Janeiro, contra 19% de Marcelo Freixo

Ao jornal O Globo, o político afirmou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por, na sua avaliação, não ter nada que embase a decisão do TRE-RJ. 

“Vou recorrer ao TSE, não vejo nada que embase esta decisão. Estou no prazo para apresentar recursos e, por isso, entendo que não trago nenhuma insegurança ao governador. Temos seis dias para estar aptos a concorrer. Neste prazo é possível dar uma volta ao mundo, o jogo vai virar”, disse Reis.
 

Edição: Jaqueline Deister