Rio de Janeiro

VIOLÊNCIA

Vereador de Duque de Caxias (RJ) é alvo de ataque criminoso

Boquinha diz que foi atacado por 4 homens armados após sair de um ato de campanha no bairro Doutor Laureano

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Boquinha é presidente do Partido Solidariedade de Duque de Caxias - Foto: divulgação

No último sábado (27) o vereador Marcus Vinícius de Moraes Guimarães, conhecido como Boquinha (Solidariedade), disse que foi alvo de um ataque armado no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. 

O parlamentar, que é candidato a deputado estadual, saía, por volta de 22h30, de uma igreja no bairro Doutor Laureano, quando foi atacado por quatro homens armados em uma picape. De acordo com informações da assessoria, ninguém ficou ferido, mas o veículo foi danificado. 

Leia mais: Ameaças a Duda Salabert e Manuela D’Ávila demonstram aumento da violência de gênero na política

O caso foi registrado na 59ª DP (Duque de Caxias). Segundo o jornal O Dia, a Polícia Civil, registrou a ocorrência como tentativa de roubo e uma perícia foi realizada no local. Diligências estão em andamento para apurar a autoria do crime.

Violência política

No domingo (28), Boquinha, que é presidente do Solidariedade em Duque de Caxias, usou as redes sociais para comentar o caso e lembrou que no último ano três vereadores foram mortos no município.

Leia mais: A eleição de 2022 será marcada pelo medo?

Os vereadores mortos, mencionados por Boquinha, são Alexsandro Silva Faria, o Sandro do Sindicato (Solidariedade), morto a tiros de fuzil em outubro do último ano; o ex-policial Joaquim José Quinze Santos Alexandre, o Quinzé (PL) assassinado em setembro e Danilo Francisco da Silva (MDB), o Danilo do Mercado, executado em março junto com seu filho na Praça Jardim Primavera. 

Quinzé chegou a ser acusado de porte ilegal de armas e denunciado pelo Ministério Público do Rio (MPRJ). Já Danilo, era investigado em inquéritos que apuravam mortes, formação de milícia e grupo de extermínio, grilagem de terras, extorsão e ameaça. 
 

Edição: Jaqueline Deister