Rio de Janeiro

Ataque HACKER

Nota Carioca volta a funcionar mais de uma semana após invasão no sistema da Prefeitura do Rio

Cariocas podem substituir os Recibos Provisórios de Serviços (RPS) emitidos enquanto o site estava fora do ar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo a Prefeitura do Rio, ataque hacker tentou roubar dados sigilosos do governo; serviços foram tirados do ar para proteger informações - Agência Brasil

A Prefeitura do Rio informou nesta quarta-feira (24) que o site Nota Carioca e seus serviços voltaram a funcionar. O sistema de emissão de notas fiscais para prestadores de serviço estava fora do ar desde o ataque hacker no dia 15 de agosto.

Agora, os cariocas podem emitir a nota em substituição aos Recibos Provisórios de Serviços (RPS) emitidos durante a inoperância do sistema. Outros serviços afetados pela invasão no sistema, como emissão de multas, continuam fora do ar. 

Leia mais: Sistema da Prefeitura do Rio sofre invasão de hackers e serviços municipais são afetados

Na segunda-feira (22), o sistema da Secretaria da Fazenda foi restabelecido, garantindo o pagamento e benefícios de servidores como auxílio-creche, auxílio-moradia e auxílio-medicamento.

A equipe da Empresa Municipal de Informática (IplanRio) segue trabalhando para restabelecer os serviços. Segundo a prefeitura, a invasão foi motivada por hackers que tentaram roubar dados sigilosos do governo e que os servidores só voltarão a funcionar quando estiverem protegidos.

No site prefeitura.rio é possível acompanhar como está operando cada um dos serviços. A plataforma é o principal canal de informações até que os canais oficiais estejam em segurança. O ataque hacker foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), que investiga o caso.

Edição: Clívia Mesquita