Rio de Janeiro

Frente fria

No Rio, ciclone chega com ventos fortes de até 94 quilômetros por hora

A força do vento derrubou árvores, arrancou portões e provoca uma forte ressaca na cidade que está em estágio de atenção

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A Marinha emitiu alerta de ressaca para toda a orla do Rio: as ondas podem chegar a 4 metros de altura - Agência Brasil

A madrugada desta quinta-feira (11) foi marcada por fortes ventanias no Rio de Janeiro. A velocidade do vento chegou a 93,6 km/h no Forte de Copacabana e a previsão é que chegue a cerca de 100km/h ao longo do dia.

A força do vento, que derrubou árvores, arrancou portões e provoca uma forte ressaca no mar em diversos pontos da cidade, é fruto do ciclone extratropical que chegou ao litoral fluminense. As temperaturas estavam altas no Rio, agora tem queda com a chegada da frente fria.

Leia também: Daniel Silveira, Wilson Witzel e Gabriel Monteiro podem participar da disputa eleitoral?

A Marinha emitiu alerta de ressaca para toda a orla do Rio. As ondas podem chegar a 4 metros de altura. O alerta foi dado na manhã de quarta-feira (10) e vai até às 21h de sexta-feira (12).

Segundo o Centro de Operações Rio (COR), a cidade está em estágio de mobilização desde às 0h40 de quarta-feira (10). Este é segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto no Rio.

A previsão do tempo para esta quinta-feira (11) é de céu predominantemente nublado, com chuvisco ou chuva fraca isolada a qualquer momento. As temperaturas estarão em declínio, com mínima de 16°C e máxima de 25°C.

As recomendações para evitar acidentes são não tomar banhos e nem praticar esportes no mar, não ficar à beira da orla ou em mirantes. A população deve evitar a navegação e as atividades de pesca, não pedalar na orla e não tentar resgatar vítimas de afogamento. Em caso de emergência, deve-se acionar os Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).

Edição: Mariana Pitasse