Rio de Janeiro

PROBLEMAS FREQUENTES

MP-RJ instaura 32 inquéritos civis para apurar serviço prestado pela concessionária Enel

Ministério Público investiga reclamações sobre o atendimento presencial e via call center da empresa

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Promotoria também apura aumento abusivo das contas de luz, falta de poda das árvores e oscilação nas redes de energia da Enel - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A concessionária de energia elétrica Enel está mais uma vez na mira da justiça por problemas no serviço prestado para a população fluminense.

A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte de Niterói, cidade localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, instaurou 32 inquéritos civis para apurar reclamações sobre o atendimento presencial e via call center da empresa.

Até o momento, a Enel já é alvo de três ações civis públicas, ajuizadas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), por fornecimento irregular de energia e cláusulas contratuais abusivas. Dessas ações, duas já possuem sentença favorável ao MP-RJ, mas aguardam decisões dos recursos interpostos pela empresa.

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A Promotoria também apura outras insatisfações apontadas pelos consumidores, como falta de manutenção nos postes de energia, com risco de queda; negativa dos protocolos de atendimento, aumento abusivo das contas de luz, falta de poda das árvores que entram em contato com as redes elétricas, instalação irregular de cabos de alta voltagem, falta de acesso à segunda via de contas, demora na instalação ou religação da energia nos imóveis, redes instáveis com oscilação de energia, entre outras.

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Além dos problemas apontados, o órgão também investiga relatos de interrupções sistemáticas de energia nas comunidades da Penha, do Bumba e nos bairros Mata Paca, Engenho do Mato e Jardim América, todos locais do município de Niterói. 
 

Edição: Jaqueline Deister