Rio de Janeiro

Segurança pública

Após operação no Salgueiro, STF retoma debate sobre restrições a ações policiais em favelas

Julgamento integra “ADPF das Favelas”, proposta em junho do ano passado e responsável por suspender ações na pandemia

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Em junho do ano passado, o ministro Fachin decidiu por suspender as operações policiais, salvo em casos excepcionais - Divulgação

Nesta quinta-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma as discussões da ADPF 635 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), conhecida como “ADPF das Favelas”. O retorno do julgamento acontece dias após a operação policial que deixou nove mortos no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, no último sábado (22). 

Com o andamento das discussões, os ministros podem ou não seguir a decisão de Edson Fachin, relator do processo, sobre os limites a serem impostos nas ações policiais. Em junho do ano passado, o relator decidiu por suspender as operações policiais, salvo em casos excepcionais, justificados pela corporação e comunicados ao Ministério Público do Rio.

Leia mais: No Salgueiro, tem mães enterrando seus filhos, mortos como animais e jogados no mangue

Na última terça-feira (24), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), um dos autores do projeto, pediu que o Supremo suspenda completamente as operações nas favelas do Rio por tempo indeterminado até que o Estado instale equipamentos de GPS e de sistemas de gravação de áudio e vídeo nas viaturas policiais e nas fardas dos agentes de segurança.

A "ADPF das Favelas" foi proposta no ano passado em ação coletiva com a Defensoria Pública estadual e diversos movimentos sociais de direitos humanos, de favelas e de familiares de vítimas de violência do Estado. 

Eles pedem que o estado do Rio de Janeiro apresente um plano para a redução da letalidade policial e que o STF determine a criação de um observatório, formado por integrantes do judiciário e da sociedade civil e movimentos sociais para monitorar o cumprimento das determinações da Corte. 

Leia também: Mesmo com proibição do STF, polícia fez 416 ações com 69 mortes na Baixada Fluminense

Em maio deste ano, uma operação ocorrida no Jacarezinho, comunidade da Zona Norte do Rio, que deixou 28 mortos, entre eles um policial, teve violações claras à decisão do STF, conforme avaliação da Defensoria Pública estadual. Após esse episódio, o Ministério Público denunciou à Justiça dois policiais civis por envolvimento no crime.

“As chacinas ocorridas no Complexo do Salgueiro, nesta semana, e do Jacarezinho, em maio, mostram que o governo do Rio vem descumprindo o veto a operações policiais e alargando o conceito de excepcionalidade”, disseram os movimentos em nota.

Edição: Mariana Pitasse