Rio de Janeiro

QUEBRA DE DECORO

Em discurso na Alerj, deputado bolsonarista faz acusações contra Renata Souza, do Psol

Deputada informou que vai entrar com representação no Conselho de Ética por violência política

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Rodrigo Amorim
Deputado bolsonarista questionou Renata sobre "capilé" por venda de história de Marielle para empresa de comunicação - Rafael Wallace/Alerj

A deputada estadual Renata Souza (Psol) vai entrar com uma representação contra o deputado bolsonarista Rodrigo Amorim (PSL) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) por calúnia, ofensa, violência política de gênero e intimidação por parte do parlamentar durante sessão plenária da última terça-feira (24).

Durante sua fala, o deputado do PSL levantou um cartaz com a mensagem "Quem lucrou com a morte de Marielle?" e fez ofensas a Renata, ao Psol e ao deputado federal Marcelo Freixo (PSB), a quem chamou de "frouxo". Amorim chegou a perguntar se Renata teria recebido "um capilé" (dinheiro) pela suposta venda da história da vereadora Marielle Franco a uma empresa de comunicação.

Leia mais: Deputado bolsonarista insulta e bate boca com indígenas durante protesto na Alerj

Pouco depois, na tribuna, Renata denunciou o silenciamento sofrido como exemplo da violência política a que mulheres negras e da favela são submetidas ao ocupar espaços de poder dominados por homens brancos.

Renata disse que a violência política pode variar desde o silenciamento até o feminicídio, como aconteceu com Marielle, vereadora executada no dia 14 de março de 2018. A parlamentar acusou Amorim de agressões e intimidações cotidianas na Casa Legislativa.

Amorim foi eleito deputado do estado do Rio em 2018. Na época da campanha eleitoral, ele quebrou uma placa com o nome da vereadora Marielle Franco em um ato para eleitores, depois emoldurou e pendurou na parede de seu gabinete o fragmento da placa.

Edição: Eduardo Miranda