Rio de Janeiro

últimas notícias

Avanço da variante Delta aumenta procura por leitos e RJ tem seis cidades com UTIs lotadas

A variante já corresponde a metade dos casos de covid-19 no estado e tem a capacidade de se espalhar com mais rapidez

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Na última semana, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou a abertura de 20 novos leitos para pacientes com covid-19 - Agência Brasil

No estado do Rio de Janeiro, com o avanço da variante Delta, a rede pública de saúde está sentindo o aumento das internações nas últimas semanas. A variante já corresponde a metade dos casos de covid-19 no estado e tem a capacidade de se espalhar com mais rapidez, segundo especialistas. 

Leia também: Considerado epicentro da variante Delta no Brasil, RJ vai abrir 20 novos leitos para covid-19

Segundo dados disponíveis no painel epidemiológico do governo estadual e compilados pelo jornal Extra, as cidades de Belford Roxo, Bom Jesus de Itabapoana, Miracema e Cantagalo não tinham nenhum leito de emergência para coronavírus disponível.

Já na segunda-feira (16), Belford Roxo saiu da lista e três novas cidades passaram a figurar entre as que não tinham leitos para atender a população: Itaguaí, Itaperuna e Nova Friburgo. Há, ainda, outras três cidades no estado com ocupação acima de 90% nas vagas de emergência para pacientes com coronavírus: Duque de Caxias, com 91%, Teresópolis, com 94%, e a capital, com 95% dos leitos em uso. 

Na última semana, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou a abertura de 20 novos leitos para pacientes com covid-19 no Hospital estadual Doutor Ricardo Cruz (HERCruz), unidade exclusiva para atendimento de coronavírus em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. 

A SES ainda afirmou em nota ainda que já há um processo em curso de chamamento público para a abertura de mais 150 leitos na rede privada. A previsão é que o edital seja publicado em 15 dias. Na capital, foram reabertos 60 leitos da rede municipal para suprir a demanda.

Edição: Mariana Pitasse