Rio de Janeiro

últimas notícias

Considerado epicentro da variante Delta no Brasil, RJ vai abrir 20 novos leitos para covid-19

Vagas serão abertas no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), unidade de atendimento de covid em Nova Iguaçu

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Além dos leitos na unidade na Baixada, o plano prevê chamamento público para contratação de leitos de CTI - Governo de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que vai abrir 20 novos leitos para covid-19, após detectar um aumento de casos na última semana. As vagas serão abertas no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), unidade exclusiva para atendimento de covid em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Leia também: Prefeito do Rio cobra do governo federal agilidade na entrega das vacinas contra a covid-19

A capital fluminense vive um momento delicado por conta do avanço da circulação da variante Delta. Um levantamento por amostragem divulgado na última semana pela própria SES apontava que 45% dos pacientes cariocas contaminados estavam com a cepa delta do coronavírus. 

Nesta sexta-feira (13), o prefeito da cidade Eduardo Paes (PSD) afirmou que o Rio é atualmente o epicentro da variante Delta no Brasil, durante a apresentação do Boletim Epidemiológico do município.

"Nesse momento o lugar com mais casos em crescimento no Brasil é o Rio de Janeiro. Graças a Deus, isso não está se transformando em óbitos, porque temos estrutura e avançamos na vacinação. Mas o epicentro da pandemia nesse momento, em número de casos, é o Rio", disse o prefeito.

Um documento interno da pasta, obtido pelo portal G1, confirma a fala do prefeito ao afirmar que a cidade do Rio é o “epicentro da variante delta no país”.

Em nota enviada à imprensa, a SES informa que está colocando em prática um plano de contingência com medidas preventivas após identificar um "aumento, ainda pequeno, de casos na última semana".

Além dos leitos na unidade na Baixada, o plano prevê chamamento público para contratação de leitos de CTI. O Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, que estava sendo transformado para atender pacientes em geral, vai voltar ao atendimento exclusivo.

Edição: Mariana Pitasse